Veja 5 mirantes pelo Brasil e seus projetos icônicos

Edifício Martinelli, Sesc Avenida Paulista e muito mais. Mirantes ganham protagonismo em diferentes locais
0 Compartilhamentos
0
0
0
Mirante do Sesc Avenida Paulista com grupo de pessoas observando o entardecer na cidade de São Paulo
Os mirantes estão presentes em hotéis, centros culturais, prédios públicos, entre outros locais (Foto: Pedro Vannuchi)

Texto: Agatha Menes

Os mirantes promovem uma vista deslumbrante. Eles ocupam o topo de prédios, estabelecimentos comerciais, museus, hotéis e mais.

Conheça agora alguns prédios com os mirantes mais altos e badalados do Brasil!

  1. Sesc Avenida Paulista
  2. Hotel Mirante do Gavião
  3. Edifício Mirante do Vale
  4. Edifício Martinelli
  5. Túnel 9 de Julho

1 – Sesc Avenida Paulista

Mirante do Sesc Avenida Paulista com grupo de pessoas observando o pôr do sol e os prédios da cidade de São Paulo
O mirante do Sesc Avenida Paulista permite uma vista panorâmica da tradicional avenida, em São Paulo (Foto: Pedro Vannucchi)

Projetado pelo escritório Königsberger Vannucchi, o Sesc Avenida Paulista é um dos centros culturais mais importantes da cidade de São Paulo (SP). Ele ocupa um edifício construído em 1970, que passou por um retrofit em 2011, justamente para receber a instituição.

Com 17 pavimentos e muita tecnologia, o prédio ganhou um mirante na cobertura, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e de um mural pintado por Eduardo Kobra.

“O mirante é um sucesso! Todo mundo que sobe lá fica encantado com a vista. Como está numa posição em que a Paulista faz uma curva, é como se estivesse no meio da avenida e não na lateral”, comenta o arquiteto Gianfranco Vannucchi.

2 – Hotel Mirante do Gavião

Hotel Mirante do Galvão e seu mirante, com estrutura toda de madeira, rodeado por árvores
O Hotel Mirante do Gavião permite que os hóspedes tenham uma visão privilegiada da floresta (Foto: Thais Antunes)

O município de Novo Airão, cerca de 200 km de Manaus (AM), abriga o Hotel Mirante do Gavião, que só pode ser acesso por barcos. Assim, os hóspedes ficam completamente imersos na cultura e na natureza local.

O Atelier O’Reilly Architecture & Partners criou um projeto sustentável e moderno, que promove o trabalho para a comunidade ribeirinha.

Dessa forma, quem visita o mirante do hotel, batizado como Aritu Itauba, consegue ver toda a floresta.

3 – Edifício Mirante do Vale

Topo do Edifício Mirante do Vale com escultura e duas pessoas, ao fundo, apreciando a vista para diversos prédios de São Paulo
No topo do Edifício Mirante do Vale tem bar, pista de dança, lounge e uma instalação artística interativa (Foto: Pedro Kok)

O Edifício Mirante do Vale foi concebido em 1966 por Waldomiro Zarzur e Aron Kogan. Localizado no centro de São Paulo (SP), o prédio teve sua cobertura renovada para receber uma área de lazer com lounge, bar e pista de dança.

Além disso, o mirante tem um heliponto e um espaço ocupado por uma instalação de arte interativa, que se chama Estrela Sensível.

Dessa maneira, com muito concreto aparente e luzes coloridas, o edifício virou um ponto turístico importante para a noite paulistana.

4 – Edifício Martinelli

Mirante do Edifício Martinelli com vista para o Farol Santander
O Edifício Martinelli tem um mirante que permite aos visitantes uma vista 360° de São Paulo (Foto: Ana Mello)

Giuseppe Martinelli e William Fillinger, em 1930, projetaram o Edifício Martinelli – o primeiro arranha-céu da América Latina. Assim, com 30 andares, o prédio é Patrimônio Histórico de São Paulo.

Os últimos cinco pavimentos do empreendimento, incluindo o mirante, foram reformados pelo arquiteto Paulo Lisboa. Os trechos foram concedidos à iniciativa privada, que promove diferentes atividades, tais como: gastronomia, arte e música.

Dessa maneira, ocorrem visitas guiadas e festas no mirante do Edifício Martinelli. Tudo com uma vista 360° para a cidade.

5 – Túnel 9 de Julho

Vista dos dois sentidos da Avenida 9 de Julho, com carros circulando. Destaque para o Mirante 9 de Julho (acima)
O Mirante 9 de Julho será reaberto em 2024 (Foto: Aki Karakas)

O escritório MM18 Arquitetura reformou o Mirante 9 de Julho em 2015, após 79 anos de sua construção. Como resultado do retrofit, o local ganhou café, restaurante, espaços para eventos e um mirante com uma das vistas mais icônicas da cidade.

Vale ressaltar que o Mirante 9 de Julho foi fechado em 2021, mas reabrirá em 2024 para abrigar o museu da Revolução de 1932.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *