Redação Galeria da Arquitetura
Durante os dias 6 a 10 de setembro a Galeria da Arquitetura fez uma imersão no mundo do design. Viajamos, junto a um grupo de 30 arquitetos e designers de interiores de vários países – a convite da Schneider Electric – para fazer um tour arquitetônico, conhecer as instalações da empresa e conferir as novidades da MAISON&OBJET (leia mais).
Na visita ao laboratório Le Hive (Hall de l’Innovation et Vitrine de l’Energie), da Schneider Electric, conhecemos mais sobre as ferramentas de monitoramento e eficiência energética da companhia. Por meio delas, é possível monitorar em tempo real o consumo de energia de cada sala do prédio. E, com os dados, desenvolver ações e estratégias para melhorar cada vez mais o desempenho do edifício.
Em seguida, seguimos para uma visita guiada à Villa Savoye, de Le Corbusier, localizada na cidade de Poissy, a cerca de 29 km de Paris (aproximadamente 30 minutos de carro).
Tour Arquitetônico
Villa Savoye – Le Corbusier
A caixa suspensa sobre pilotis deixa as fachadas livres. Assim, os grandes panos de vidro formam verdadeiras molduras do jardim.
A vegetação é muito presente tanto na sala, quanto nos quartos – sempre inserida com rasgos retangulares nas paredes. A cobertura plana e os tetos-jardins criam áreas externas com belas vistas.
A casa tem uma suíte (casal) e dois quartos (filho e hóspedes). Os cômodos das áreas íntimas e sociais são pintados de cores diferentes – o que distingue e delimita cada uma das funções.
O banheiro do casal parece ter inspirado muitas salas de banho de projetos atuais. A entrada de luz zenital, a espreguiçadeira – que sugere relaxamento – e as janelas, que garantem a vista, são algumas das semelhanças com os projetos mais contemporâneos.
Informações úteis: Duração média da visita: 1h Visitas comentadas Visitas adaptadas a portadores de necessidades especiais Endereço: 82 Rue de Villiers, 78300 Poissy Tel.: 01 39 65 01 06 Site: www.monuments-nationaux.fr |
Louis Vuitton Foundation – Frank Gehry
A edificação deveria mudar de acordo com o horário e com a luz para dar a ideia de algo efêmero ou em constante transformação. Por isso, os grandes volumes sólidos (conhecidos por icebergs) são envoltos por vidro. O aço também predomina na construção.
O edifício foi implantado junto a uma escada – the waterfall –, uma cachoeira que dá movimento, luz e vida à Fundação.
Informações úteis: Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116 Paris Site: www.fondationlouisvuitton.fr/en.html |