Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes (foto: divulgação/Iphan)
Texto: Lucas Barbosa
29/01/2018 | 11:30 – O Plano Diretor de preservação do Parque Histórico Nacional de Guararapes – localizado em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE) – foi publicado no último dia 14 de janeiro no Diário Oficial da União. O documento apresenta as diretrizes que consolidam a gestão do bem cultural e a regularização fundiárias das áreas ocupadas pelas famílias de baixa renda.
O parque está sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em conjunto com a Secretaria do Patrimônio da União, o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Histórico
Palco dos embates travados entre os exércitos portugueses e holandeses de 1648 a 1649 pelo controle de boa parte do nordeste brasileiro, o Parque Histórico Nacional é um dos cenários de grande peso na história brasileira.
Anteriormente conhecido como “Campos das batalhas de Guararapes”, o parque foi tombado em 1954. Ele se tornou o Parque Histórico Nacional de Guararapes em 1971. O local conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, e boa parte do terreno está sob cuidados do Exército Brasileiro.
O parque abriga a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo de arquitetura barroca onde estão os restos mortais dos combatentes portugueses das batalhas travadas no local.