O complexo retomará as suas atividades após o segundo semestre deste ano (foto: Ibram)
Texto: Lucas Barbosa
14/06/2019 | 14:38 – O Museu Victor Meirelles – localizado em Florianópolis (SC) – poderá retomar as suas atividades em sua sede oficial a partir do segundo semestre deste ano. O aparelho cultural estava funcionando em um local provisório devido a uma reforma que durou três anos e foi concluída no último dia 25 de maio.
A cerimônia de entrega contou com a presença do ministro da Cidadania e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina (Iphan-SC), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e de outras autoridades locais.
A intervenção teve custo de R$ 4,82 milhões, que advieram do programa do Governo Federal PAC Cidades Históricas e contemplaram os dois prédios do complexo. O edifício principal, antiga casa do pintor Victor Meirelles, foi completamente restaurado e o prédio anexo, cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, passou por uma adequação e qualificação dos seus espaços.
As obras também promoveram melhorias nos sistemas de climatização, iluminação, acessibilidade e segurança.
Sobre o Museu Victor Meirelles
Construído em 1832 nos moldes da arquitetura luso-brasileira, o prédio foi tombado em 1950 e se tornou museu em 1952; o edifício anexo é datado da década de 60.