Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, em Marechal Deodoro (AL) (foto: Paula Fernandes/Iphan)
Texto: Lucas Barbosa
24/07/2019 | 09:40 – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu três obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para os municípios alagoanos de Marechal Deodoro e Penedo.
Em Marechal Deodoro, o Museu de Arte Sacra – localizado no Convento Franciscano de Santa Maria Madalena – reabriu as suas portas. Com a intervenção, o edifício ganhou novas instalações elétricas e expográficas, além de um projeto multimídia e de segurança. Também foram realizadas obras para melhorar a acessibilidade e a comunicação visual.
A obra realizada em Penedo foi de urbanização das margens do Rio São Francisco, no Barro Vermelho, o que marcou a entrega do Cais da Marina da Escola Náutica. Além da restauração dos galpões, o complexo ganhou um píer flutuante.
O edifício Vila Lessa, também em Penedo, foi submetido a uma restauração que recuperou as fachadas e instalou o sistema de climatização e de acessibilidade do prédio. Além disso, foram implantados novos espaços para consulta, acomodação e administração do acervo.
As obras contaram com investimento de R$ 4 milhões provenientes do PAC Cidades Históricas.