Henning Larsen assina projeto 100% de madeira em Copenhague

Nomeado de Fælledby, o complexo irá abrigar 7 mil pessoas em um ambiente propício para o convívio com a natureza
0 Compartilhamentos
0
0
0

O projeto transformará um antigo depósito de lixo em um modelo de vida sustentável (foto: Cortesia/Henning Larsen)

Texto: Lucas Barbosa

20/01/2020 | 13:50 – O escritório de arquitetura internacional Henning Larsen está construindo uma comunidade totalmente em madeira em uma região afastada do centro da cidade de Copenhague, na Dinamarca. Quando estiver pronto, o complexo de 18,1 hectares será capaz de acomodar 7 mil pessoas.

Chamado de Fælledby, o projeto transformará um antigo depósito de lixo em um modelo de vida sustentável. Seu programa conta com edifícios individuais com casas de pássaros e habitats de animas integrados nas fachadas. Seu design conta com referências urbanas e rurais tradicionalmente dinamarquesas que são capazes de criar um ambiente que equilibra tanto as necessidades da cidade quanto dos seus arredores naturais.

O escritório está desenvolvendo a comunidade em colaboração com biólogos e engenheiros ambientais do MOE. Está prevista a preservação de 40% do habitat subdesenvolvido da área para a flora e fauna locais.

Conforme explica Signe Kongebro, sócio do escritório, “a decisão de construir na paisagem natural em torno de Fælledby vem com o compromisso de equilibrar as pessoas com a natureza”. Além disso, o profissional destaca que a comunidade será a primeira da capital dinamarquesa com esse molde construtivo e que incorpora habitats naturais capazes de estimular um crescimento mais rico de plantas e animas.

Fælledby será construído em fases, dentro para fora, a partir de três “núcleos” que ao serem finalizados moldarão a vizinhança. Dessa forma, espera-se maximizar o acesso à natureza e a integração orgânica da paisagem com a comunidade. “Com a vila rural como um arquétipo, estamos criando uma cidade onde a biodiversidade e a recreação ativa definem um pacto sustentável entre as pessoas e a natureza”, explica Kongebro.

A proposta de construção de madeira pretende reduzir o impacto de carbono do desenvolvimento. O material, ao ser comparado com aço ou concreto, se apresenta como uma solução mais sustentável pelo fato de capturar e armazenar CO2 durante o seu crescimento. Fælledby é o mais recente projeto desde o boom da construção em madeira na Escandinávia, região de referência global de arquitetura contemporânea sustentável.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.