Brasil supera marca de 500 mil unidades consumidoras de energia solar fotovoltaica

Levantamento divulgado pela Absolar mostra que a tecnologia já está presente em mais de 5 mil municípios distribuídos por todos os estados do país
0 Compartilhamentos
0
0
0

Painel solar

Os projetos residenciais são responsáveis pela maior parte dos sistemas instalados no país (Foto: Marcel Rommens/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

01/06/2021 | 15:35 — A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou levantamento que mostra que o país superou a marca de 500 mil unidades consumidoras de energia solar fotovoltaica distribuída (GD). De acordo com o estudo, a maior parte dos sistemas (73,6%) está instalada em empreendimentos residenciais. Na sequência, aparecem os projetos comerciais e de serviços (16,6%), as propriedades rurais (7%), as plantas industriais (2,4%) e as edificações do poder público (0,4%). O investimento na tecnologia soma R$ 23,1 bilhões.

Desde 2012, o aproveitamento da fonte solar para gerar energia já ultrapassou os 4,6 gigawatts de potência instalada operacional, além de ser responsável pela criação de mais de 140 mil postos de trabalho acumulados durante o período. O levantamento mostra também que o sistema marca presença em mais de 5 mil municípios de todos os estados brasileiros. As cinco cidades que lideram o ranking de energia solar distribuída são: Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), respectivamente.

Houve, ainda, a adição de mais de 249 mil novas unidades consumidoras com geração distribuída da fonte solar nos últimos 12 meses — o que representa o dobro em comparação com o número registrado no período anterior.

Potencial a ser explorado

Apesar do avanço (com crescimento médio superior a 200% ao ano), o Brasil ainda é um mercado pequeno em relação à geração distribuída. Com mais de 86,3 milhões de consumidores de energia, menos de 0,6% aproveita o sol para produção da eletricidade. Isso acontece mesmo com o país possuindo um dos melhores recursos solares do planeta.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.