A Estação Uçaúna recebeu o nome de um caranguejo nativo da região (Foto: Divulgação/CBCA)
Texto: Vinícius Veloso
04/11/2021 | 13:45 — Concebido pelos alunos Rafael do Nascimento Cirino e Marcelo Marçal — ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e sob orientação do professor Cesar Shundi Iwamizu —, o projeto Estação Uçaúna foi o vencedor do 14º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura. O trabalho, pensado para o bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá (SP), consiste em um edifício para realização de pesquisas médicas e biológicas. Executado sobre o antigo píer de acesso à região, o empreendimento é modular e dividido em três volumes sombreados por cobertura única. Devido à proximidade com o mar, a construção tem as peças metálicas galvanizadas para garantir sua longa vida útil.
A Estação Uçaúna, que recebe o nome de um caranguejo nativo da região, tem potencial de acelerar o desenvolvimento urbano de Santa Cruz dos Navegantes, antiga vila de pescadores que atualmente conta com cerca de 6 mil habitantes. O local é acessado majoritariamente por embarcações simples vindas da Ponta da Praia, bairro vizinho localizado na cidade de Santos. A orla por onde viajam esses barcos possui águas calmas protegidas pela formação geográfica.
Com a vitória no certame, os autores do projeto receberão um prêmio de R$ 8 mil, sendo R$ 6,5 mil para os alunos e os outros R$ 1,5 mil para o professor orientador, e representarão o Brasil no 14° Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2021, promovido pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero) e que terá a participação de universitários da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e República Dominicana.
O concurso
A 14ª edição do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura teve como tema “Saúde e Bem-Estar” — baseado no terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3), dos 17 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Organizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o certame de abrangência nacional avaliou os trabalhos acadêmicos com base no uso apropriado do aço, considerando tanto os aspectos arquitetônicos e conceituais, quanto as características tecnológicas e construtivas do material.