Biblioteca Parque Estadual terá mural em homenagem à Semana de Arte Moderna

Executada pelo coletivo MUDA, a obra terá experimentações gráficas com estética abstrata e geométrica, como forma de se aproximar das criações do modernista Athos Bulcão
0 Compartilhamentos
0
0
0

Os cinco artistas do coletivo MUDA já começaram a transformar o visual da estrutura de 800 m² (Foto: Reprodução/Rua Walls)

Texto: Vinícius Veloso

28/01/2022 | 16:08 — Em 2022 será celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna, e uma das homenagens ao movimento que aconteceu em São Paulo já começa a ganhar forma no Rio de Janeiro. O concreto cinza do muro da Biblioteca Parque Estadual, localizada na região central da capital fluminense, será substituído pelas cores de um painel executado pelo coletivo MUDA. Os cinco artistas do grupo, convidados para a tarefa pelo projeto de urbanismo tático Rua Walls, começaram a transformar o visual dos 800 m² da estrutura na última segunda-feira (24).

De acordo com os designers João Tolentino e Bruna Vieira e os arquitetos Duke Capellão, Diego Uribbe e Rodrigo Kalache — todos integrantes do MUDA —, o mural terá experimentações gráficas com estética abstrata e geométrica (características das obras assinadas pelo grupo). Esse estilo aproxima o trabalho das criações de Athos Bulcão, falecido em 2008 e um dos principais expoentes do modernismo nacional. Reconhecido em todo o mundo pelas pinturas e painéis sobre azulejos, o artista carioca tem entre as suas produções mais importantes o painel que decora a Igrejinha de Brasília.

O mural da Biblioteca Parque Estadual terá patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Rua Walls

Criado em 2010, o Rua Walls é um projeto pioneiro de revitalização urbana por meio da arte. Somente em 2021, o grupo produziu mais de 22 painéis distribuídos em 1,5 km da avenida Rodrigues Alves, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro. Durante a concepção das obras, que aconteceu entre 11 e 22 de novembro, também aconteceram apresentações culturais ao ar livre, com espetáculos de grupos de dança e batalhas de rap. Além disso, quem esteve no local pôde participar de um tour guiado pelos grafites.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Você também pode gostar