Expo Revestir 2022: a retomada presencial e digital marca os 20 anos de história

A Expo Revestir 2022 conta com uma programação híbrida: presencial (no Transamerica Expo Center), e digital (no site oficial do evento)
0 Shares
0
0
0

Expo Revestir 2022: a retomada presencial e digital marca os 20 anos de história

Confira os principais lançamentos da Expo Revestir 2022 (divulgação: CASACOR) 

Texto: Vitória Oliveira

09/03/2022 | 16:45 — A Expo Revestir 2022 está de volta! Devido à pandemia da COVID-19 e o necessário distanciamento social, a edição de 2021 foi 100% on-line. Um ano após ser realizada virtualmente, a maior feira de revestimentos da América Latina abre suas portas para comemorar 20 anos de história.

O evento começou na terça-feira (08) e vai até o dia 11 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Além disso, ocorre de forma híbrida: versão digital – que traz lançamentos, tendências e o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC) com palestrantes nacionais e internacionais; e a versão presencial que possibilita o encontro dos profissionais e o networking.

Mais de 150 expositores marcam presença na feira. Para Maurício Borges, presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e CEO da Expo Revestir e do FIAC, a edição será uma oportunidade para alavancar os negócios.

“Ao conectar os universos físico e digital, aumentamos o alcance e as possibilidades de negócios, além de estreitar o contato com o mercado, com os revendedores, com especificadores e todos que fazem parte da cadeia produtiva da construção”.

Principais tendências

Mais uma vez presente na Expo Revestir, a Roca Cerámica traz cerca de 80 lançamentos com soluções para todas as necessidades do lar. Tons da natureza, estilo cozy e SuperFormatos são algumas das apostas para o ano.

“Nossas linhas aliam o que há de mais novo em tecnologia com os principais anseios e tendências mundiais, nos colocando como referência no setor de revestimentos cerâmicos e porcelanatos”, conta Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Além disso, a coleção de peças sanitárias da Roca foi assinada por grandes nomes da arquitetura brasileira como Ruy Ohtake, Fernanda Marques e João Armentano.

Ao lado esquerdo da foto, o revestimento select ceppo di gre. Já ao lado direito, as cubas assinadas por João Armentano, Fernanda Marques e Ruy Ohtake (Divulgação Roca Brasil)

A Cebrace – líder no mercado brasileiro do segmento de vidro – apresenta um estande inspirador com os novos produtos texturizados em grandes dimensões e aplicados em amplos painéis.

“Normalmente, o arquiteto ou consumidor tem acesso, no dia a dia, às amostras pequenas do nosso material e só verificam o uso do vidro em grande dimensão no resultado da obra. Nossa proposta, com esse estande, é criar uma experiência em que, por onde o visitante passar, vai ter a oportunidade de circular entre usos reais e inspiradores, com design e conforto em cada canto”, explica Mônica Caparroz, gerente de marketing da Cebrace.

Na foto, o estande da Cebrace (Foto: Vitória Oliveira)

A coleção da Portobello 2022 carrega o título UNLTD Dreams – Para quem sonha. A marca acredita que os sonhos representam o começo de tudo, um caminho para a concretização. Ruy Ohtake, Paulo e Nadezhda Mendes da Rocha e Paola Navone assinam as peças sofisticadas.

“O processo criativo do meu pai foi sempre muito surpreendente. Quando achávamos que a ideia estava concebida, no dia seguinte, ele trazia uma nova visão dessa ideia. Ele tinha uma alma inquieta de inovar sempre, assim como a linha dele para a Portobello”, conta Rodrigo Ohtake. 

Para Nadezhda Mendes da Rocha foi uma experiência marcante e amorosa trabalhar uma linha com o seu pai [Paulo Mendes da Rocha]. “Ele tinha um pensamento muito técnico, sempre trabalhando o elogio a uma certa técnica com poesia. Então partimos desse pensamento dele para desenvolver as peças”.

Da esquerda para direita: o ambiente da Portobello – linha Oh!Take, cocriação com Ruy Ohtake (foto: Panoptica.midia); a linha soma concreto criada por Paulo + Nadezhda (divulgação Portobello); e a linha Shibori, criação da designer italiana Paola Navone (divulgação Portobello)

Com sofisticação atrelada à natureza, o espaço da Astra convida os visitantes a terem uma experiência imersiva, apresentando ao mercado a linha de spa com um modelo de borda infinita. A preocupação com a saúde também é pauta entre as novidades, com o sensor de acionamento de descarga por aproximação. 

Nesta edição, a Akafloor homenageia os biomas brasileiros. As madeiras receberam pigmentações e vernizes com acabamentos especiais que remetem a cores, texturas e sensações presentes nos mais variados biomas do Brasil.

Presente em todas as edições, a Biancogres lança uma coleção que priorizar o atemporal, o essencial e o emocional. O resultado são mármores, pedras, madeiras e cimentos que trabalham entre si e com outros elementos de forma coordenada.

Completando 65 anos, a Docol reforça o compromisso com a inovação, sustentabilidade e o design. Entre os lançamentos, destacam-se as linhas Mix & Match Ozônio e as coleções: Mantis (por Play Arquitetura) e a Docolconcreta (por Angelo Bucci, do spbr).

Quando o assunto é inovação, a Deca domina. A marca traz 26 produtos que exploram cores, texturas e tecnologia. Ademais, recebem assinatura de Jader Almeida e Ricardo Bello Dias.

A ideia de arquitetura imaterial domina o conceito dos lançamentos da Decortiles. A nova coleção foi batizada de Invisible e busca uma maior conexão com os sentidos e celebra o diálogo entre o natural e o sintético, o artesanal e o tecnológico.

O azulejo Diversa, da Decortiles, possui formato 15×15 cm e recebe palavras de reconhecimento universal, com mensagens positivas e terapêuticas. (divulgação Decortiles)

O lançamento da Eliane Revestimentos conta com muitos efeitos tridimensionais, minimalismo e versatilidade. Os elementos podem ser usados para criar mobiliário e efeitos óticos.

Outra participante da feira que ganhou destaque é a Eucatex, que completou 70 anos de história. O estande – nomeado de Planeta Eucatex – está repleto de novidades que possibilita a imersão no universo da marca.

Gaudí Porcelanato está lançando a coleção Connessione. A marca apresenta a beleza singular, inspirada e desenvolvida como a alma e a emoção de um artista, transmitindo o legado de conectar estilo e influenciar a sensibilidade de quem cria o ambiente.

A Guararapes – indústria conceituada em MDF – está com um amplo estande que provoca curiosidade em quem passa por ali. Para a nova linha, foram selecionadas fotografias de satélite da Floresta Amazônica e de São Paulo, captadas pelo fotógrafo norte americano Benjamin Grant, e aplicadas no MDF por meio de impressão digital. 

O luxo, o requinte e a versatilidade do porcelanato, aliados a detalhes inspirados na natureza e histórias europeias, marcam os lançamentos da Villagres. “São materiais que contam uma história, unem modernidade e elegância, além de agregar beleza e sofisticação a qualquer ambiente e serem versáteis para integrar desde projetos sofisticados a ambientes que exigem materiais com mais resistência”, explica o gerente comercial do Grupo Villagres, Renato Salvatti.

A Weiku do Brasil participa pela 5ª vez da Expo Revestir, em São Paulo. Nesse ano, a empresa traz grandes apostas da marca para o setor, como cores, texturas e dimensões.

Com muitas novidades, a Portinari apresenta um espaço como um respiro na feira movimentada. Além disso, exibe uma praça de contemplação e ambientes que transmitem tranquilidade e acolhimento. O minimalismo e a delicadeza estão presentes em cada detalhe.

Na foto, o ambiente da Portinari da coleção “Tempo”, por Pedro Franco. (foto: Vitória Oliveira)

Maratona de conteúdos

Confira a programação da Expo Revestir Digital com o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), que reunirá talks e palestras de parceiros.

Dia 09/03

Maarten Baas – Dia do Designer de Interiores (16h20 – 16h40)

Omar Fernandes (OLAA Arquitetos) – O impacto da arquitetura no ecossistema (17h – 18h)

Dia 10/03

O Potencial da Especificação na Jornada Digital (10h – 11h)

Case de arquitetura e engenharia da Arena Magalu (11h – 12h)

Rochas Ornamentais Nordestinas (14h – 15h)

Charles Renfro – Dia do Arquiteto (15h – 15h45)

Estímulos à difusão da Construção Industrializada (15h30 – 16h30)

Debate – Cultura e Cidade (15h45 – 16h45)

Lançamento Anuário Revista Projeto + Galeria da Arquitetura (16h45 – 17h45)

Dia 11/03

META + PLAY + MOVE (10h30 – 11h30)

#compartilhandoexperiências (11h30 – 12h30)

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like