A Casa da Arquitectura é uma associação sem fins lucrativos, de caráter cultural e focada em divulgar e veicular projetos arquitetônicos (Foto: Ivo Tavares e Lara Jacinto/Reprodução)
Texto: Naíza Ximenes
17/05/2022 | 16:20 — Na última sexta-feira (13), a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura em Matosinho, Portugal – lançou uma inovação que une tecnologia e arte: o Edifício Digital. A novidade consiste em um complexo, on-line, de três plataformas. Juntas, elas possibilitam o acesso gratuito (e virtual) a todo o acervo do Centro, acumulado desde 2017 e que, com o tempo, vem sendo digitalizado.
A Casa da Arquitectura é uma associação sem fins lucrativos, de caráter cultural e focada em divulgar e veicular projetos arquitetônicos de cunho nacional e internacional. A digitalização inclui mais de 30 mil desenhos, de arquitetos como Eduardo Souto de Moura, Lucio Costa e Carrilho da Graça. A transposição de croquis, desenhos técnicos, textos, fotografias, maquetes e outros materiais diversos acontece diariamente.
Um dos profissionais inclusos na exibição do Edifício Digital é Paulo Mendes da Rocha, falecido em 2021 — e cujo portfolio está em posses portuguesas desde 2018. Somente quatro anos depois, a Casa da Arquitectura de Portugal inaugura o ambiente virtual, incluindo as obras do brasileiro.
Atualmente, a plataforma está disponível em português e inglês. Para expandir ainda mais o alcance às artes pela população, o Centro divulgou planos para lançar versões do site em espanhol e chinês.
O Edifício Digital oferece acesso ilimitado aos documentos online, que podem ser encontrados nas categorias Fundos e Coleções, Arquitetos, Projetos, Maquetes, Exposições, Eventos e Bibliografia. A visualização dos itens em alta resolução não exige login na plataforma; no entanto, para fazer o download de até cinco documentos gratuitos disponibilizados pela instituição é preciso se registrar no site. Para baixar mais arquivos é necessário pagar uma taxa.