Escritórios vencem concurso para projetar novo destino cultural em Helsinki

Os vencedores foram o White Arkitekter e o K2S Architects
0 Compartilhamentos
0
0
0

A dupla de escritórios criou um plano de remodelação que inclui um Novo Museu de Arquitetura e Design (Foto: White Arkitekter e K2S Architects/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

09/12/2022 | 17:09 — Os escritórios de arquitetura White Arkitekter e K2S Architects venceram um concurso finlandês para projetar um novo destino cultural em Helsinki. O objetivo era idealizar uma revitalização à beira-mar na cidade, na área de Makasiiniranta, através de uma proposta que reunisse ambientes culturais e sustentáveis na região. 

A dupla de escritórios criou um plano de remodelação que inclui um Novo Museu de Arquitetura e Design. O projeto promete melhorar o microclima da área e criar habitats biologicamente diversos, usando o espaço disponível nos telhados para adicionar colmeias, hortas e jardins de ervas.

Segundo os jurados do concurso, o projeto foi escolhido tanto por atender ao requisito principal da competição — que era criar uma área marítima bastante atrativa para recreação de moradores e visitantes —, quanto pela valorização histórica e cultural da região. A intervenção preservou as edificações históricas de Helsinki, como o Antigo Mercado Municipal, o Terminal Olympia e o edifício Satamatalo, e criou uma interconexão entre o ambiente natural e construído.

O terreno de 83 mil metros quadrados inclui ainda a área reservada para a construção de um novo museu de arquitetura e design — estrutura que também será projetada a partir da seleção através de um concurso, em 2023. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *