Ao todo, foram 463 obras participantes do 15º Ciclo de Prêmios (2020-2022) (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
21/06/2022 | 15:39 — Lançado há 45 anos, o Prêmio Aga Khan de Arquitetura (AKAA) acabou de anunciar os 20 projetos finalistas da edição de 2022. Os concorrentes, de 16 nacionalidades diferentes, disputam por um dos maiores prêmios de concursos de arquitetura, de US$ 1 milhão.
Ao todo, 463 obras participaram do 15º Ciclo de Prêmios (2020-2022). O júri, que é constituído por Anne Lacaton, Francis Kéré, Nader Tehrani e Amale Andraos, visitará os projetos novamente, ainda neste ano, para escolher os vencedores.
O Prêmio Aga Khan de Arquitetura foi criado em 1977 por Aga Khan e tem como proposta “identificar e encorajar conceitos construtivos que respondam com sucesso às necessidades e aspirações das comunidades em que os muçulmanos têm presença significativa”. Ele já premiou 121 projetos e documentos mais de dez mil obras em sua trajetória.
Para participar desta premiação, os artistas deveriam ter concluído seus projetos entre o dia 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2021, e eles deveriam estar em uso por pelo menos um ano.
Os 20 finalistas são:
• Reabilitação do Posto de Correios de Manama, capital do Barém
O posto de correios de Manama (capital de Barém) foi construído em 1937. A reestruturação foi feita pelo Studio Anne Holtrop, que restaurou a forma e função original e adicionou uma nova ala adjacente ao edifício.
Posto de Correios de Manama, capital do Barém (Foto: Aga Khan/Divulgação)
• Construção de espaços comunitários no campo de refugiados para o povo Rohingya, em Bangladesh
As estruturas, voltadas para o povo Rohingya — uma minoria muçulmana apátrida de Mianmar —, foram construídas pelos arquitetos Rizvi Hassan, Khwaja Fatmi e Saad Bem Mostafa. Elas são completamente sustentáveis e foram erguidas com a colaboração da própria população, sem qualquer modelo ou desenho prévio.
Espaços comunitários no campo de refugiados para o povo rohingya (Foto: Aga Khan/Divulgação)
• Criação de espaços públicos comunitários na beira do rio que cruza a cidade de Jhenaidah, marcada pela população ribeirinha, em Bangladesh
O projeto comunitário, idealizado por Co.Creation.Architects e Khondaker Hasibul Kabir, cria espaços públicos na beira do rio que cruza a cidade de Jhenaidah, marcada por possuir uma população ribeirinha de 250 mil habitantes. Foram construídas passarelas, jardins e equipamentos culturais, além de ações ambientais para aumentar a biodiversidade ao longo do rio.
Espaços públicos comunitários em Jhenaidah (Foto: Aga Khan/Divulgação)
• Reabilitação urbana de bairros em Mindelo, Cabo Verde
O projeto de restauração urbana e redesenho de espaços comunitários, em Mindelo, no Cabo Verde, foi realizado por OUTROS BAIRROS e Nuno Flores. As obras oportunizaram modernizações e evoluções nas estruturas dos bairros.
Bairros em Mindelo (Foto: Aga Khan/Divulgação)
• Construção da Biblioteca Lilavati Lalbhai, na Universidade CEPT, em Ahmedabad, na Índia
O projeto é fruto da colaboração entre RMA Architects, Rahul Mehrotra e Nondita Correa, que optaram por uma construção em que pudessem colocar em prática as mais variadas estratégias de mitigação climática. A biblioteca foi projetada para integrar-se ao campus sem perder a própria identidade, segundo os projetistas.
Biblioteca Lilavati Lalbhai (Foto: Aga Khan/Divulgação)
• Construção do aeroporto Blimgingsari, em Banyuwangi, na Indonésia
Projetado por Andramatin, o conceito da estrutura foge do estilo internacional padronizado da maioria dos aeroportos, segundo o arquiteto. Ele atende a mais de 1.100 passageiros por dia em voos domésticos e possui aberturas e saliências otimizadas para controle de temperatura. Com bastante ventilação natural e sombreamento, a cobertura do edifício faz uma divisão clara entre as áreas de embarque e desembarque.
Aeroporto Blimgingsari (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Protótipo de habitação sustentável nas Ilhas Batam Riau (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Aban House (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Museu de arte contemporânea e centro cultural (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Escola primária Jadgal (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Pousada de Niemeyer (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Wafra Wind Tower (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Vale Issy (Foto: Aga Khan/Divulgação)
Protótipo de habitação para a cidade de Niamey (Foto: Aga Khan/Divulgação)