Retrofit transforma antigo prédio dos Jardins em hotel

O projeto manteve as vigas e alguns elementos originais do prédio Stella, que, hoje, chama-se Hotel Canopy by Hilton Jardins
0 Compartilhamentos
0
0
0

A rede buscava hotéis com design moderno e ecofriendly em metrópoles da América Latina para a então recém-lançada marca Canopy (Foto: Fran Parente/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

08/09/2022 | 17:23 — O antigo edifício residencial Stella, nos Jardins (bairro
tradicional da capital paulista), deu lugar ao Hotel Canopy by Hilton. O
prédio, que foi construído ainda nos anos 60 com projeto de Croce, Aflalo e
Gasperini, passou por um retrofit completo, que incluiu a readaptação da
planta.

O projeto da reforma foi realizado pelo escritório Marchi Arquitetura, que adequou toda a estrutura às necessidades da rede Hilton. Apesar de muitas mudanças, as vigas de concreto e alguns elementos originais do edifício permaneceram intactos e foram incorporados à adaptação. Um exemplo disso são as fachadas, que, apesar de preservadas, receberam um toque de modernidade com grafites do artista de rua Speto. 

 

 (Foto: Fran Parente/Divulgação)

 

 (Foto: Fran Parente/Divulgação)

Além disso, o hotel ganhou lounge bar no topo, restaurante, bar térreo, academia, salas de reunião e eventos e um mezanino com mesas ao ar livre. Já os antigos apartamentos, de 125 metros quadrados, deram lugar a 17 pavimentos, com 98 suítes, que variam de 20 metros quadrados a 37 metros quadrados.

Os arquitetos não trabalharam sozinhos. Responsável pelo design de interiores, o escritório M Magalhães Estúdio não poupou esforços para transformar o ambiente em um local aconchegante, que ao mesmo tempo respeitasse a história do prédio. Para isso, a equipe apostou em materiais naturais, como madeira, fibras e mármore. 

 

 (Foto: Fran Parente/Divulgação)

“O restaurante é integrado ao hall e aos jardins, proporcionando a conexão entre a área interna e externa, a entrada da luz natural e a percepção do verde através dos ambientes”, descreve Maria Magalhães.

O bar na cobertura ganhou painéis em cobogó — que orientam a circulação e proporcionam textura ao local —, conceito fluido, movimento e cores vibrantes que respeitam uma paleta tipicamente brasileira. 

Além disso, para reforçar a brasilidade do projeto, foram
adicionados elementos artesanais, luminárias, cestos artesanais, pendentes e
arandelas que mesclam o manual e o industrial a um olhar contemporâneo. 

Vale salientar, ainda, que a construção teve uma preocupação significativa com a sustentabilidade do complexo. Para isso, foram instaladas placas solares para otimização de energia e diminuição do impacto ambiental. O sistema de ar-condicionado é compartimentado para garantir eficiência e, assim, redução do consumo de gás natural, que fornece a energia para o sistema.

 

 (Foto: Fran Parente/Divulgação)

 

 (Foto: Fran Parente/Divulgação)

O Hotel Canopy by Hilton se tornou, então, o primeiro lançamento da rede mundial Hilton sob a bandeira Canopy na América do Sul. O empreendimento tornou-se uma associação entre a Hilton e o proprietário do prédio, Arnaldo Goldstein. Juntos, eles contrataram os serviços da Tati Construtora e Incorporadora, que coordenou os trabalhos de todas as equipes. Com os serviços concluídos, a equipe chegou a receber o Prêmio Master Imobiliário Categoria Profissional – Retrofit.

Ao pronunciar-se após a premiação, Arnaldo Goldstein contou que a ideia já era propensa ao retrofit, ainda na aquisição. Segundo ele, a opção pelo hotel surgiu durante o estudo da região, que identificou uma carência de acomodações com conforto aliada a serviços de alto padrão.

A rede buscava hotéis com design moderno e eco-friendly em metrópoles da América Latina para a marca Canopy. “Essa bandeira mantém a qualidade da marca Hilton, mas cada hotel é diferente do outro, valorizando as características locais”, conta Goldstein.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar