9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel abre inscrições

Nesta edição, além da categoria Profissional, o júri reintroduziu a categoria Universitária
0 Compartilhamentos
0
0
0

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, no site da premiação, até 1º de dezembro de 2022 (Foto: Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

26/10/2022 | 17:15 — O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel abriram as inscrições para o 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. Neste ano, os interessados poderão concorrer em duas categorias: a Profissional, como de costume, e a Universitária, que não fazia parte do concurso desde a sexta edição.

Na categoria Profissional, o júri escolherá um vencedor entre dez projetos. Para selecioná-los, serão utilizados quatro os critérios fundamentais como norte: 

O uso de tecnologias ativadoras que permitam atualizações ou interpretações sobre materiais, métodos construtivos, aspectos sustentáveis, saberes e memórias; 

Obras que abarquem inovações no cotidiano impactando o dia a dia de comunidades e garantindo otimização dos usos, circulação e aspectos recreativos para grupos sociais diversos; 

Projetos efêmeros ou permanentes que priorizem expressão, ação e atuação no território; e 

Cor.

Nesta categoria, podem se inscrever profissionais da arquitetura, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que vivam no Brasil há pelo menos cinco anos e que apresentem projetos construídos durante os últimos dez anos.

Já na categoria Universitária, que terá três propostas como finalistas, o tema para a seleção dos projetos é “Memórias, transformações e resistências nos territórios e/ou nas paisagens”. O intuito das instituições é estimular olhares sobre possibilidades de atuação em territórios a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico e que se desdobrem em práticas projetais.

Podem se inscrever estudantes do ensino superior regularmente matriculados ou recém-formados (até 2 anos) em cursos de arquitetura de nível superior reconhecidos ou autorizados pelo MEC, brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos um ano.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, no site da premiação, até 1º de dezembro de 2022. 

O júri dessa edição é formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thais Troncon Rosa. Todas as iniciativas finalistas participarão da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, com realização prevista para maio de 2023. Na inauguração do evento, serão anunciados três projetos premiados da categoria Profissional e um na categoria Universitária.

O Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. 

As obras premiadas serão registradas com vídeo experimental e analítico da edificação realizado por cineasta em início de carreira. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.