Estação Waterloo, em Londres, ganha novo projeto

Idealizado pelo escritório Grimshaw, o novo desenho do hub de transporte público mais movimentado do Reino Unido promete alinhamento ao compromisso de zero emissões líquidas até 2030
0 Compartilhamentos
0
0
0

O South Bank tem desempenhado um papel fundamental para as empresas e comunidades de Londres nos últimos 175 anos (Foto: Miller Hmare/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

28/10/2022 | 17:15 — A estação de transporte público mais movimentada do Reino Unido, a Waterloo, acaba de ganhar um novo projeto, idealizado pelo escritório de arquitetura Grimshaw. A proposta dos arquitetos é melhorar o tráfego de cinco conexões que integram o local e renovar toda a área ao redor, em South Bank — incluindo as atrações London Eye e Tate Modern. 

A iniciativa inclui, ainda, propostas alinhadas ao compromisso do Lambeth Council e da Network Rail, de zero emissões líquidas até 2030, aumentando as rotas para pedestres e ciclistas. A reforma incentivará, assim, o deslocamento a pé e por meio de bicicletas. 

Para isso, a equipe, em parceria com o governo local, investirá em segurança viária e reduzirá a dependência de veículos motorizados, de forma que as conexões em South Bank sejam ampliadas. 

Farão parte das reformas as conexões entre South Bank, The Cut, Waterloo Road, Lower Marsh e Leake Street, em Londres. A expectativa é que, já em 2023, a população tenha um vislumbre de como será a nova Estação Waterloo. Além do escritório, integrarão os desenhos a WSP, a Gbolade Design Studio, o Exterior Architecture, o Hatch, o Iceni e o Turner & Townsend.

O South Bank tem desempenhado um papel fundamental para as empresas e comunidades de Londres nos últimos 175 anos. Demarcada pelo rio Tâmisa, a área era um pântano até a Revolução Industrial, quando houve a construção de cais industriais e instalações hidráulicas.

Em 1951, o Festival of Britain trouxe uma atualização moderna para o passado industrial do South Bank. Desde então, recebeu milhões de pessoas em seu trajeto e a caminho do London Eye, Queen’s Walk, Tate Modern, Hayward Gallery e Shakespeare’s Globe, entre outros pontos turísticos importantes de Londres.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.