O edifício será de cunho residencial e terá 32 pavimentos, com 174 unidades no total (Foto: Partisans/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
01/11/2022 | 16:25 — Inspirado no processo de formação de nuvens — em especial, a cirro-cúmulo, ou seja, as nuvens de formulação ondulada —, o escritório de arquitetura canadense Partisans projetou, para a cidade de Toronto, no Canadá, um novo arranha-céu.
O edifício será de cunho residencial e terá 32 pavimentos, com 174 unidades no total. Cada apartamento ganhará uma varanda, que integrará o desenho da fachada. Além disso, os andares foram divididos em três seções horizontais, que também fazem alusão ao formato semelhante ao de nuvens.
(Foto: Partisans/Divulgação)
Buscando proporcionar uma sensação de tranquilidade e vastidão, segundo os idealizadores do projeto, o padrão da fachada ondulada também remete à forma orgânica da nuvem. Para isso, a equipe de projeto apostou em concreto reforçado com fibra de vidro, com o intuito de criar uma aparência mais orgânica.
As aberturas ovais na elevação criam espaços para varandas privativas, garantindo que cada unidade residencial disponha de espaços ao ar livre. A forma do edifício também permite acomodar equipamentos condominiais, no térreo e nos pisos, onde a torre apresenta recuos.
(Foto: Partisans/Divulgação)
O escritório Partisans é conhecido por desenvolver projetos que variam em escala e função. Entre os projetos já construídos pela equipe, estão uma estação de trem projetada para The Orbit; uma cidade futurista; um masterplan para um bairro tecnológico (ambos no Canadá), o Restaurante Gusto 501 e, por fim, a Fold House.