World Architecture Festival 2022 anuncia vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura

A sexta edição da premiação elencou finalistas em três categorias — desenho à mão, híbrido e digital
0 Compartilhamentos
0
0
0

A premiação teve 138 inscrições em todo o mundo (Foto: World Architecture Festival/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

08/11/2022 | 15:53 — O World Architecture Festival (WAF) anunciou, nesta semana, os vencedores do Prêmio de Desenho de Arquitetura. Com três categorias diferentes — desenho à mão, híbrido e digital — o prêmio teve 138 inscrições de todo o mundo.

O vencedor da categoria desenhos à mão da 6ª edição da premiação foi Weicheng Ye, que concorria com um desenho a lápis, batizado de “The Spirit of Mountain”. Ele contou que a arte explora a relação entre o homem e a natureza — conceito complementado por um toque de delicadeza, de acordo com o Presidente do júri e Diretor do World Architecture Festival, Paul Finch. “Trata-se de um desenho de grande delicadeza que destaca a diferença entre a estética de um edifício alto e a possibilidade de desconstruí-la de forma criativa através da inserção da natureza como intervenção artística. Um vencedor muito digno”, destaca o diretor. 

 

The Spirit of Mountain (Foto: World Architecture Festival/Reprodução)

O vencedor da categoria híbrida, por sua vez, é o “Fitzroy Food Institute” de Samuel Wen e Michael Ren. O desenho explora temas em torno da cultura chinesa, globalização e automação. Ken Shuttleworth, fundador da Make Architects e um dos oito jurados do Prêmio, destacou o bom uso e a sutileza na escolha das cores como um diferencial. “É um desenho de fácil compreensão e retrata uma refeição compartilhada em uma mesa; no entanto, é cheio de elementos arquitetônicos, apresentando não apenas um plano, mas cortes, elevações, bem como detalhes. Uma entrada conceitualmente original e genuinamente encantadora”, comenta.

 

Fitzroy Food Institute (Foto: World Architecture Festival/Reprodução)

O terceiro vencedor, na categoria digital, foi um antigo competidor — o vencedor geral do Prêmio de Desenho de Arquitetura em 2019, Anton Markus Pasing. Neste ano, ele concorreu com o desenho “The Wall”, que mescla conceitos em torno do começo, do fim e da finitude. Nesta obra, os comentários ficaram sob a responsabilidade dos artistas Ben Langlands e Nikki Bell, que participam do Prêmio de Desenho de Arquitetura como jurados desde sua criação, em 2017. “A Muralha preenche a vista com uma elevação dourada: expansiva e ricamente complexa, aparece tanto vertical quanto horizontal, diante de nós e abaixo de nós, um terreno de construção e acumulação sedimentada. Não é uma fronteira ou uma barreira, é um espaço em si, um lugar de habitação, um registro de interação social. A parede é como o tempo, é a história em construção.”

 

The Wall (Foto: World Architecture Festival/Reprodução)

Alguns outros finalistas da categoria desenho à mão são:

The Temple of Gaia por Giorgos Christofi;

Final Mexico Drawing por Ben Johnson;

Homage to Corb por Dustin Wheat.

Na técnica híbrida:

The Stamper Battery por William du Toit;

Traversing Dreamscapes por Sean Seah.

Outros finalistas da categoria digital:

The Minecraft Labyrinth – A Reclamation of Childhood por Eric Pham; e

Mnemosyne por Meichen Duan

Os jurados do Prêmio de Desenho de Arquitetura de 2022 foram Nikki Bell e Ben Langlands, Artistas; Bruce Boucher, Diretor do Museu Sir John Soane; Pablo Bronstein, Artista; Paul Finch, Diretor do World Architecture Festival (Presidente do júri); Lily Jencks, sócia fundadora do Lily Jencks Studio, Jencks Squared; Federica Minozzi, CEO da Iris Ceramica Group; Narinder Sagoo, Senior do Foster + Partners; Ken Shuttleworth, Fundador do Make Architects. 

O Architecture Drawing Prize tem sua curadoria feita conjuntamente por Make Architects, pelo Museu Sir John Soane e pelo World Architecture Festival (WAF). Os desenhos pré-selecionados podem ser visualizados no site do WAF, clicando aqui.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.