Prêmio Design Tomie Ohtake abre inscrições

Esta é a quinta edição do concurso, que homenageia universitários e profissionais recém-formados
0 Compartilhamentos
0
0
0

Nas últimas quatro edições, o Prêmio Design Tomie Ohtake premiou 60 projetos entre os cerca de 700 inscritos, provenientes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal (Foto: Prêmio Tomie Ohtake/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

23/11/2022 | 16:09 — O Prêmio Design Tomie Ohtake abriu inscrições para a quinta edição do concurso, que homenageia universitários e profissionais recém-formados de todas as áreas e de todo o país. Os cinco vencedores, que serão anunciados em maio de 2023, ganharão R$ 6 mil para a realização do protótipo do projeto, que será exposto no Instituto Tomie Ohtake. Além deles, outros dois projetos, dentre aqueles presentes na exposição, receberão como prêmio troféus e publicações do Instituto Tomie Ohtake.

A competição acontece com temas diferentes a cada ano, apesar de todos proporem soluções inovadoras que respondam a desafios atuais do cenário socioeconômico, cultural e político. Em 2022, a proposta é a concepção do “Coviver” — que pretende orientar o design a discutir a habitabilidade na Terra, bem como quais são as possibilidades de ação, sem a pretensão de instaurar relações novas.

Podem se inscrever:

Estudantes de graduação com matrícula vigente em curso de nível técnico e/ou superior de qualquer área, incluindo, mas não se limitando à graduação em design, reconhecido ou autorizado pelo MEC;

Estudantes ou recém profissionais com nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que residentes no país há, pelo menos, dois anos; 

Profissionais que tenham concluído a graduação nos últimos cinco anos em qualquer curso de nível técnico e/ou superior, reconhecido ou autorizado pelo MEC; e

Grupos de pesquisa, associações interdisciplinares ou coletivos cujos integrantes sejam estudantes de graduação ou recém-graduados(as), desde que todos os membros respondam às condições elencadas.

O prêmio tem o intuito de ressaltar o diálogo atual de propostas contundentes de design com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas. Propõe a discussão, ainda, do cenário social, político, urbano, habitacional no Brasil, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Nas últimas quatro edições, o Prêmio Design Tomie Ohtake já premiou 60 projetos entre os cerca de 700 inscritos, provenientes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Com perfil distinto das usuais premiações de design, ele opta pela abdicação de categorias e propõe a cada edição um tema-desafio. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia, ciências sociais, entre outras.

Assim, o concurso se consolida como importante premiação brasileira para o mapeamento da produção na área do design, acolhendo múltiplas linguagens, dada a sua transdisciplinaridade, inexistência de categorias, e contemplação de projetos de diversas naturezas.

As inscrições, que seguem abertas até 10 de janeiro de 2023, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do prêmio, onde também constam demais informações e o Edital oficial.

Para acessar, clique aqui. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *