A arquiteta é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU-USP) e já recebeu outros 12 prêmios nos últimos dez anos (Foto: Fernanda Marques Arquitetos/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
13/12/2022 | 17:25 — A arquiteta Fernanda Marques venceu a 17ª edição do prêmio Best of Year Awards, pelo projeto realizado para o Brazilian Financial Center, na Avenida Paulista. A premiação aconteceu no dia 8 de dezembro, em Nova York.
Ela concorreu em duas categorias: na City house: Architecture, com o projeto Casa Jabuticaba, e na Large Commercial Lobby + Amenity Space Category, em que foi premiada. O concurso é reconhecido mundialmente por homenagear os mais importantes arquitetos, urbanistas e designers do mundo, que proporcionam inovação em design e produto.
A arquiteta, que é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU-USP), já recebeu outros 12 prêmios nos últimos dez anos. Entre eles, estão nove Design Awards, dois Americas Property Awards e um IF Awards, além de uma menção honrosa pelo projeto U-Lounge em 2013.
(Foto: Fernanda Marques Arquitetos/Divulgação)
No projeto vencedor do Best of Year Awards, Marques desenvolveu um lobby que foi descrito como elegante e sofisticado, cuja fachada é um pórtico que se volta para a avenida. O projeto também inclui luzes e linhas ritmadas, que orientam toda a proposta.
Inspirada pela arte e pela paisagem no entorno, que é marcada pelos edifícios alinhados e pelo movimento das pessoas, carros e luzes, a arquiteta definiu elementos que proporcionam alternância de ritmos, luzes, cheios e vazios.
“É um grande reconhecimento do nosso trabalho, do trabalho da mulher, principalmente em um meio tão disputado por homens, que dominam a área de arquitetura”, comenta Fernanda Marques, que desembarcou em Nova York para a premiação após uma viagem por Tóquio, onde buscou inspirações para seus trabalhos futuros.