Arquiteta brasileira assina projeto de reforma da Cruz Vermelha de Portugal

Gabriella Gama atua ao lado do seu sócio português, Filipe Lourenço, na ampliação da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
0 Compartilhamentos
0
0
0

Arquiteta brasileira assina projeto de reforma da Cruz Vermelha de Portugal

A ESSCVP pode se tornar referência em integração e sustentabilidade (Divulgação: Apparatus Architects)

Texto: Agatha Menes

06/01/2023 | 08:46 — A brasileira Gabriella Gama e o português Filipe Lourenço, donos do escritório Apparatus Architects, estão liderando o projeto de ampliação da escola de nível superior da Cruz Vermelha em Portugal.

O escritório de arquitetura foi selecionado através de um concurso para a criação de uma pequena clínica profissionalizante da Cruz Vermelha, em Lisboa. Porém, a nova direção administrativa da entidade, junto com os arquitetos, optou por trocar o projeto e renovar a torre principal do prédio que antes era ocupada por escritórios e hoje é a sede da nova Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP).

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Apparatus é integrar a ESSCVP com a comunidade local. A escola, que tem como objetivo ser um exemplo em nível internacional, colocará todos os aprendizados de saúde preventiva e sustentabilidade em prática com a população do próprio bairro português – seguindo os princípios da Cruz Vermelha em ajudar cada vez mais pessoas.

Com isso, o local poderá se tornar referência em integração e sustentabilidade, principalmente porque a construção ficará em frente ao Corredor Verde Estruturante – proposta pública de criar zonas verdes e sem veículos motorizados no Vale de Alcântara.

Além disso, a escola está se adequando para conseguir a certificação Nearly-zero Energy Building (NZEB) – em vigor desde 2021 – com fachadas ventiladas, captação de água e jardins elevados.

A reforma feita pelo escritório de Gabriella e Filipe não interromperá o funcionamento da Cruz Vermelha.

Foto

O escritório Apparatus Architects foi escolhido para o projeto da ESSCVP através de um concurso (Divulgação: Apparatus Architects)
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar