Prêmio Living Places/Simon Architecture 2022 anuncia vencedores

O júri divulgou os nomes dos vencedores das categorias Lugares Pessoais, Lugares Coletivos e do prêmio de Narrativa Audiovisual
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foto

No total, foram 186 projetos inscritos, de 34 países diferentes (Foto: Simon Architecture Prize/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

16/02/2023 | 16:31 — O Prêmio Living Places/Simon Architecture anunciou, na última quarta-feira (15), os vencedores da edição de 2022. Fruto da parceria com a Fundació Mies van der Rohe, a iniciativa reconhece a excelência na arquitetura a partir da perspectiva do habitante, utilizando como ótica tanto o projeto quanto (a partir deste ano) o formato de vídeo.

Na cerimônia, o júri composto por Carla Juaçaba, Marcin Szczelina, Wendy Saunders, Eduard Callís e Salvi Plaja divulgou não só os vencedores das categorias Lugares Pessoais e Lugares Coletivos, bem como o vencedor do prêmio de Narrativa Audiovisual, que foi a novidade desta edição. No total, foram 186 projetos inscritos, de 34 países diferentes.

Lugares Pessoais

Na categoria Lugares Pessoais, o projeto que ocupou o primeiro lugar na seleção foi a Casa Climática Rambla, projetada por Andrés Jaque (Office For Political Innovation), em conjunto com Miguel Mesa del Castillo.

Ela fica em Molina de Segura, na Espanha, e possui a proposta de alertar à população acerca dos efeitos nocivos das mudanças climáticas, causadas pelo aumento da urbanização e expansão das cidades. Através da função de sistema de recuperação do ecossistema gravemente afetado de Las Ramblas, a casa procura sensibilizar os residentes e promover a reconexão com o desenvolvimento urbano a partir de uma perspectiva sustentável.

A casa pode ser acessada a partir do nível inferior e está sempre conectada com o jardim, que é cercado por uma construção que a protege das casas vizinhas. O telhado coleta a água da chuva e os sensores de umidade acionam automaticamente a rega da vegetação.

 Foto

(Foto: Jose Helvia/Reprodução)

 Foto

(Foto: Jose Helvia/Reprodução)

Lugares Coletivos

Na categoria Lugares Coletivos, por sua vez, o prêmio foi para o estúdio mexicano TO de Carlos Facio e José Amozurrutia, pelo projeto do Quiosque Público de Música Khitara, na Cidade do México. 

O Coreto Público de Khitara foi construído em um lote extremamente pequeno, em uma área marginal da Cidade do México, conhecida como Yuguelito. A estrutura adota uma forma retangular e oferece vista para o vulcão Xaltocan no andar superior, permitindo que o som dos violões chegue a todo o bairro.

No térreo, a forma ligeiramente rotacionada cria duas pequenas aberturas que se prolongam por todo o projeto, oferecendo saída para uma área densamente construída da cidade. Além disso, a obra ainda utiliza materiais reaproveitados e foi executada por trabalhadores locais, para proporcionar aparência de pertencimento ao local, como parte integrante da vida cultural do bairro. Os arquitetos descreveram o quiosque como um local de escala intimista, mas que ressoa como um espaço coletivo.

 Foto

(Foto:  Living Places – Simon Architecture Prize 2022)

 Foto

(Foto:  Living Places – Simon Architecture Prize 2022)

 Foto

(Foto:  Living Places – Simon Architecture Prize 2022)

Narrativa Audiovisual

Na categoria Narrativa Audiovisual, o vídeo premiado foi o do projeto Taqueria Los Alexis, também na Cidade do México, concebido pelo escritório RA!. Ele foi idealizado por Rene Baptista e Tito Sánchez (Direção e Fotografia); Pedro Ramírez de Aguilar, Cristóbal Ramírez de Aguilar e Santiago Sierra (Produção); e Jerónimo Sánchez (Partitura e efeitos sonoros).

Este curta metragem conta uma história que se passa em uma pequena barraca de comida, composta por um bar que separa três banquinhos para clientes da cozinha e um minúsculo banheiro. Todo o espaço é aberto para a rua, conformando uma extensão dela. Na premiação, o júri afirmou que a forma simples e acessível como se aborda a arquitetura, sobretudo de uma dimensão tão pequena, leva o cinema para além de um simples instrumento de comunicação e promoção, transmitindo pequenas histórias pessoais com humor.

Foto 

(Foto: RA!/Divulgação)

Foto 

(Foto: RA!/Divulgação)

Para assistir ao vídeo e saber mais sobre os vencedores, clique aqui.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *