Projeto irá construir arranha-céu em formato de cubo na Arábia Saudita

O arranha-céu, batizado de Mukaab, terá 400 metros e ficará na cidade de Riad
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foto

Os idealizadores apostaram em um complexo de uso misto que proporcionasse amenidades para todos os públicos (Foto: New Murabba Development Company/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

06/03/2023 | 15:22 — A cidade de Riad, capital da Arábia Saudita, ganhou um projeto que promete ser inovador: o de um arranha-céu de 400 metros de altura, largura e comprimento — ou seja, em formato de cubo. Batizado de Mukaab, o edifício será construído no distrito de New Murabba, no centro da cidade.

Segundo os arquitetos, o intuito é criar um dos maiores empreendimentos urbanos já existentes no mundo — tanto em relevância, quanto em tamanho, já que a área destinada à obra será de 19 quilômetros quadrados.

Para isso, os profissionais apostaram em um complexo de uso misto que proporcionasse amenidades para todos os públicos. Serão mais de 104 mil unidades residenciais, 980 mil metros quadrados de espaços comerciais, 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, além de opções de lazer e instalações comunitárias.

Eles incluíram, ainda, alternativas de transporte sustentáveis para as comunidades locais (através da adição de uma série de áreas verdes, trilhas para caminhada e ciclismo), um sistema de transporte interno próprio, serviços de moradia, trabalho e entretenimento a curta distância (em um raio de 15 minutos a pé), e uma série de atrativos culturais (como um novo museu, uma universidade de tecnologia e design e um teatro imersivo).

Foto

(Foto: New Murabba Development Company/Divulgação)

A principal característica do interior do Mukaab será uma torre em espiral, envolta por uma estrutura tecnológica que criará uma experiência imersiva. As atrações comerciais, culturais e turísticas, assim como as unidades residenciais e hoteleiras e instalações recreativas, prometem um leque variado de alternativas aos visitantes. O projeto está previsto para ser concluído até 2030, de acordo com a declaração oficial do governo saudita.

A equipe de idealizadores do Mukaab conta que o objetivo da iniciativa é tornar o empreendimento um marco emblemático desse novo desenvolvimento urbano. Após a conclusão, estima-se que a construção em forma de cubo se tornará a maior estrutura construída do mundo.

O arranha-céu Mukaab e o distrito de Murabba foram anunciados por Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, que é Primeiro-Ministro e Presidente da Nova Companhia de Desenvolvimento de Murabba (NMDC).

Além do Mukaab, a Arábia Saudita anunciou vários outros projetos ambiciosos desenvolvidos através de seu Fundo de Investimento Público para diversificar a economia e reduzir a dependência em relação ao petróleo. 

Um dos projetos mais debatidos é o Neom, um arranha-céu de 170 km que liga a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales do noroeste da Arábia Saudita. Outros empreendimentos incluem Oxagon, uma cidade portuária flutuante octogonal, e Trojena, um equipamento de esqui ao ar livre e outros esportes de aventura que permanecerá aberto durante o ano inteiro.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.