
As escadas possibilitam a circulação vertical entre andares e estão muito presentes em estabelecimentos de todos os tipos. Com estruturas robustas (que já chamam a atenção naturalmente), elas são protagonistas em vários projetos arquitetônicos. Além disso, impressionam pela versatilidade.
Quer saber as diferentes maneiras de utilizar as escadas? Veja a lista de projetos que preparamos e surpreenda-se!
1. Escadas como arquibancadas
2. Escadas em diferentes formatos
3. Escada ou escritório?
4. Armazenamento em escadas
5. Jardins em escadas
1 – Escadas como arquibancadas

Utilizar as escadas como arquibancadas é uma ótima solução para escolas e escritórios. Ao aumentar a largura e o comprimento dos degraus é possível colocar encostos e almofadas, como é o caso do escritório Tishman Speyer no Brasil — projetado pelo time do MW Arquitetura.
A estrutura tornou-se o ponto de encontro dos colaboradores em um espaço descontraído — e até mesmo um lugar para reuniões mais informais.
2 – Escadas em diferentes formatos

As escadas não precisam ter apenas linhas retas, mas devem seguir o estilo do local. No restaurante tailandês Thai Zapver Gold Restaurant foi assim: a estrutura faz alusão à arquitetura local.
O estabelecimento tem dois andares, sendo marcado pelo jogo de profundidade. E a escada não ficou de fora. Em forma de espiral, com acabamento rústico, ela se “entrelaça” com as paredes de pedra bruta.
3 – Escada ou escritório?

Nos últimos anos, o modelo de trabalho híbrido — ou 100% home office — ganhou força no país, mas para experimentar uma rotina mais confortável é necessário ter um local adequado e que ajude a pessoa a se concentrar.
Uma alternativa para otimizar os espaços é usar a parte debaixo da escada como escritório, a exemplo do que foi feito na Residência BF. O projeto aumentou um dos degraus para transformá-lo numa mesa.
Se você gostou da alternativa e já possui uma escada na sua casa, basta colocar móveis soltos embaixo dela para criar o espaço perfeito para trabalhar ou estudar.
4 – Armazenamento em escadas

Em locais pequenos ou apertados é necessário pensar em soluções otimizadas. Usar a parte debaixo da escada para armazenar objetos, por exemplo, é uma opção bastante inteligente.
É possível criar baús nos degraus e, até mesmo, armários — alternativa utilizada no projeto da Casa EJ.
5 – Jardins em escadas

As escadas vão além da circulação vertical quando se integram com jardins internos, aquários, claraboias e outros elementos que valorizam a natureza.
Na Residência em Iporanga, a parte debaixo da escada recebeu um jardim, enquanto a estrutura foi disposta para garantir a visão do jardim externo por meio de grandes esquadrias.
E aí, gostou dessas soluções diferentes para otimizar sua escada? Conta para a gente qual delas você pretende usar no seu projeto!
As escadas podem ir além de sua função tradicional de ligar diferentes níveis, servindo como elementos versáteis e multifuncionais na arquitetura contemporânea. Gostei do Artigo.