5 formas diferentes de utilizar escadas

Escritório, arquibancada, espaço para depósito…as escadas podem ser um ótimo — e diferente — recurso arquitetônico. Saiba mais!
0 Compartilhamentos
0
0
0
escritório com grandes esquadrias, cadeiras, mesas e escada com armários e arquibancada
As escadas podem ser usadas como elemento arquitetônico superversátil (Foto: Divulgação/Evelyn Muller)

As escadas possibilitam a circulação vertical entre andares e estão muito presentes em estabelecimentos de todos os tipos. Com estruturas robustas (que já chamam a atenção naturalmente), elas são protagonistas em vários projetos arquitetônicos. Além disso, impressionam pela versatilidade.

Quer saber as diferentes maneiras de utilizar as escadas? Veja a lista de projetos que preparamos e surpreenda-se!

1. Escadas como arquibancadas

2. Escadas em diferentes formatos

3. Escada ou escritório?

4. Armazenamento em escadas

5. Jardins em escadas

1 – Escadas como arquibancadas

Escritório de dois andares com mesas, cadeiras, copa (ao fundo) e escada de madeira em forma de arquibancada
O escritório Tishman Speyer ampliou a escada para transformá-la em uma arquibancada (Foto: Divulgação/Evelyn Muller)

Utilizar as escadas como arquibancadas é uma ótima solução para escolas e escritórios. Ao aumentar a largura e o comprimento dos degraus é possível colocar encostos e almofadas, como é o caso do escritório Tishman Speyer no Brasil — projetado pelo time do MW Arquitetura.

A estrutura tornou-se o ponto de encontro dos colaboradores em um espaço descontraído — e até mesmo um lugar para reuniões mais informais.

2 – Escadas em diferentes formatos

Salão de restaurante com cadeiras, mesas e escada em espiral com acabamento rústico
As escadas podem ganhar diferentes acabamentos e formatos, como acontece no Thai Zapver Gold Restaurant (Foto: Divulgação/Na Xin)

As escadas não precisam ter apenas linhas retas, mas devem seguir o estilo do local. No restaurante tailandês Thai Zapver Gold Restaurant foi assim: a estrutura faz alusão à arquitetura local.

O estabelecimento tem dois andares, sendo marcado pelo jogo de profundidade. E a escada não ficou de fora. Em forma de espiral, com acabamento rústico, ela se “entrelaça” com as paredes de pedra bruta.

3 – Escada ou escritório?

Duplex com painel amadeirado e escritório embaixo da escada
A parte debaixo da escada pode se tornar um novo ambiente, como um escritório (Foto: Divulgação/Guilherme Pucci)

Nos últimos anos, o modelo de trabalho híbrido — ou 100% home office — ganhou força no país, mas para experimentar uma rotina mais confortável é necessário ter um local adequado e que ajude a pessoa a se concentrar.

Uma alternativa para otimizar os espaços é usar a parte debaixo da escada como escritório, a exemplo do que foi feito na Residência BF. O projeto aumentou um dos degraus para transformá-lo numa mesa.

Se você gostou da alternativa e já possui uma escada na sua casa, basta colocar móveis soltos embaixo dela para criar o espaço perfeito para trabalhar ou estudar.

4 – Armazenamento em escadas

Sala de estar com sofá, poltrona, mesa de apoio e escada com armários
A parte debaixo da escada também pode se tornar um espaço de armazenamento para objetos (Foto: Descrição/Evelyn Muller)

Em locais pequenos ou apertados é necessário pensar em soluções otimizadas. Usar a parte debaixo da escada para armazenar objetos, por exemplo, é uma opção bastante inteligente.

É possível criar baús nos degraus e, até mesmo, armários — alternativa utilizada no projeto da Casa EJ.

5 – Jardins em escadas

Hall de entrada de casa com jardim interno embaixo de uma escada de madeira
As escadas também podem compor jardins internos, aquários e outros elementos arquitetônicos (Foto: Divulgação/Romulo Fialdini)

As escadas vão além da circulação vertical quando se integram com jardins internos, aquários, claraboias e outros elementos que valorizam a natureza.

Na Residência em Iporanga, a parte debaixo da escada recebeu um jardim, enquanto a estrutura foi disposta para garantir a visão do jardim externo por meio de grandes esquadrias.

E aí, gostou dessas soluções diferentes para otimizar sua escada? Conta para a gente qual delas você pretende usar no seu projeto!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.