O arquiteto Riken Yamamoto venceu, em 2024, o prêmio Pritzker — conhecido como o “Nobel da arquitetura”. O anúncio foi feito na terça-feira, 5 de março. Desde 1979, a premiação homenageia arquitetos que fazem trabalhos modernos e de responsabilidade social.
“Na sua longa, coerente e rigorosa carreira, Riken Yamamoto conseguiu produzir arquitetura tanto como pano de fundo, quanto como primeiro plano para a vida cotidiana, confundindo as fronteiras entre as suas dimensões públicas e privadas, e multiplicando oportunidades para as pessoas se encontrarem espontaneamente por meio de estratégias de design precisas e racionais”, diz a nota publicada pelo júri do concurso.
Quem é Riken Yamamoto?
Nascido em 1945, em Pequim, na China, o arquiteto se mudou para Yokohama, no Japão, ainda na infância.
É formado pela Universidade Nihon, Departamento de Arquitetura, Faculdade de Ciência e Tecnologia, em 1968. Três anos depois, tornou-se mestre em arquitetura pela Universidade de Artes de Tóquio, Faculdade de Arquitetura. Em 1973, abriu seu próprio escritório.
O arquiteto é conhecido pelo seu estilo arquitetônico inspirado nas machiaya (casas tradicionalmente japonesas) e nos oikos (residências gregas), sempre bem inseridas nas grandes cidades. Assim, Yamamoto projeta residências, habitações públicas, faculdades, escolas e espaços de uso coletivo para a sociedade.
Oscar Niemeyer já venceu o Pritzker
O maior prêmio de arquitetura do mundo já foi concebido a um brasileiro. Oscar Niemeyer recebeu o prêmio, em 1988, junto com o americano Gordon Bunshaft.
“Seus edifícios irradiam a cor, a luz e as imagens sensuais de seu país, o Brasil”, definiu Martha Thorne, diretora-executiva do prêmio Pritzker.