Texto: Agatha Menes
Os mirantes promovem uma vista deslumbrante. Eles ocupam o topo de prédios, estabelecimentos comerciais, museus, hotéis e mais.
Conheça agora alguns prédios com os mirantes mais altos e badalados do Brasil!
- Sesc Avenida Paulista
- Hotel Mirante do Gavião
- Edifício Mirante do Vale
- Edifício Martinelli
- Túnel 9 de Julho
1 – Sesc Avenida Paulista
Projetado pelo escritório Königsberger Vannucchi, o Sesc Avenida Paulista é um dos centros culturais mais importantes da cidade de São Paulo (SP). Ele ocupa um edifício construído em 1970, que passou por um retrofit em 2011, justamente para receber a instituição.
Com 17 pavimentos e muita tecnologia, o prédio ganhou um mirante na cobertura, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e de um mural pintado por Eduardo Kobra.
“O mirante é um sucesso! Todo mundo que sobe lá fica encantado com a vista. Como está numa posição em que a Paulista faz uma curva, é como se estivesse no meio da avenida e não na lateral”, comenta o arquiteto Gianfranco Vannucchi.
2 – Hotel Mirante do Gavião
O município de Novo Airão, cerca de 200 km de Manaus (AM), abriga o Hotel Mirante do Gavião, que só pode ser acesso por barcos. Assim, os hóspedes ficam completamente imersos na cultura e na natureza local.
O Atelier O’Reilly Architecture & Partners criou um projeto sustentável e moderno, que promove o trabalho para a comunidade ribeirinha.
Dessa forma, quem visita o mirante do hotel, batizado como Aritu Itauba, consegue ver toda a floresta.
3 – Edifício Mirante do Vale
O Edifício Mirante do Vale foi concebido em 1966 por Waldomiro Zarzur e Aron Kogan. Localizado no centro de São Paulo (SP), o prédio teve sua cobertura renovada para receber uma área de lazer com lounge, bar e pista de dança.
Além disso, o mirante tem um heliponto e um espaço ocupado por uma instalação de arte interativa, que se chama Estrela Sensível.
Dessa maneira, com muito concreto aparente e luzes coloridas, o edifício virou um ponto turístico importante para a noite paulistana.
4 – Edifício Martinelli
Giuseppe Martinelli e William Fillinger, em 1930, projetaram o Edifício Martinelli – o primeiro arranha-céu da América Latina. Assim, com 30 andares, o prédio é Patrimônio Histórico de São Paulo.
Os últimos cinco pavimentos do empreendimento, incluindo o mirante, foram reformados pelo arquiteto Paulo Lisboa. Os trechos foram concedidos à iniciativa privada, que promove diferentes atividades, tais como: gastronomia, arte e música.
Dessa maneira, ocorrem visitas guiadas e festas no mirante do Edifício Martinelli. Tudo com uma vista 360° para a cidade.
5 – Túnel 9 de Julho
O escritório MM18 Arquitetura reformou o Mirante 9 de Julho em 2015, após 79 anos de sua construção. Como resultado do retrofit, o local ganhou café, restaurante, espaços para eventos e um mirante com uma das vistas mais icônicas da cidade.
Vale ressaltar que o Mirante 9 de Julho foi fechado em 2021, mas reabrirá em 2024 para abrigar o museu da Revolução de 1932.