De autoria do artista Fyodor Pavlov-Andreevich, a coleção de esculturas performáticas está em exibição no Sesc São José do Rio Preto
Texto: Naíza Ximenes
02/08/2024 | 14h25 — O escritório de arquitetura Atelier Marko Brajovic está assessorando o projeto expográfico para a exposição Antimobília, criada pelo artista Fyodor Pavlov-Andreevich. A mostra, que teve início no dia 17 de julho, receberá visitantes até o dia 13 de outubro, no Sesc São José do Rio Preto.
Definida como uma “coleção de esculturas performáticas”, a exibição é formada por sete trabalhos interativos. Cada um deles representa duas ou mais fobias – deixando o visitante propositalmente desconfortável ao utilizar os mobiliários que, apesar de serem tradicionais, são utilizados de forma não convencional no evento.
O intuito é permitir, através do desconforto, uma reflexão sobre medos e possibilidades de enfrentamento. Ao ocupar essas esculturas, ainda que temporariamente, o público assume a posição de protagonista na performance, garantindo um contato entre o corpo e o móvel. É o tipo de instalação em que o visitante se torna parte da obra.
É a primeira vez que a série de esculturas do artista russo-brasileiro é apresentada na América do Sul. A organização da exposição Antimobília explica que não é necessário o agendamento prévio para visitar a exposição ou retirar os ingressos. Além disso, eles também apresentam todo o conceito envolto na exibição, instruindo os visitantes durante a mostra.
Eles alertam aos interessados que se atentem à possibilidade de um esforço físico para interagir com as instalações. Por isso, não é recomendado que pessoas com limitações de mobilidade ou força reduzida interajam com as obras. Não é permitida a entrada de crianças
menores de 12 anos desacompanhadas.
O artista
Fyodor Pavlov-Andreevich (1976) é conhecido por explorar a distância entre uma obra de arte e seu público, criando performances, filmes e instalações site-specific, bem como esculturas, que fizeram parte de inúmeras exposições coletivas.
A Antimobília receberá visitantes entre os dias 17 de julho e 13 de outubro, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 18h30, no Sesc de São José do Rio Preto.
Saiba mais aqui: https://www.sescsp.org.br/programacao/antimobilia/?utm_source=substack&utm_medium=email
Veja também:
Prêmio de Arquitetura e Design Urbano Sustentáveis recebe inscrições até 31 de julho