Ópera Quatro assina projeto para a nova sede do governo de SP 

A revitalização do centro da capital paulista inclui áreas verdes e mais espaços para pedestres. Confira os detalhes!
0 Compartilhamentos
0
0
0
Projeto 3D da nova sede do governo de São Paulo. A imagem mostra uma área urbana moderna com edifícios altos, vegetação abundante, praças amplas e caminhos para pedestres
A sede do governo paulista sairá do Morumbi e ficará localizada no centro da capital (Foto: Divulgação/Ópera Quatro)  

Texto: Agatha Menes

A sede do governo de São Paulo, localizada no Palácio dos Bandeirantes, mais precisamente no bairro do Morumbi, será transferida para o centro da capital. Trata-se de uma tentativa de recuperar o bairro de Campos Elíseos e a região, aumentando a segurança, estimulando a circulação das pessoas e o investimento na área. 

Após um concurso público com 44 concorrentes de todo o Brasil — o maior desde o plano piloto para Brasília —, o escritório de arquitetura Ópera Quatro foi o escolhido para projetar a nova sede do governo de São Paulo.

Com investimento previsto de R$ 4 bilhões, a obra deve ser iniciada em março de 2025 e finalizada até 2029. O Terminal Princesa Isabel e o Museu das Favelas serão realocados, enquanto 230 imóveis residenciais serão desapropriados. Além disso, 12 prédios serão construídos para abrigar o gabinete do governo e as 28 secretarias do estado. 

Nova sede do governo de SP 

Planta urbana com quarteirões numerados, praças, esplanadas arborizadas, edifícios e ruas planejadas para circulação
A construção da nova sede desapropriará 230 imóveis (Foto: Divulgação/GESP)  

Com 288 mil m², a nova sede será assinada pelo arquiteto Pablo Chakur. O que já dá para saber é que o projeto será marcado pelo minimalismo, pela sofisticação e pela flexibilidade. O local terá muitas áreas verdes, construções com diferentes alturas, passarelas, calçadões, lojas e pátios.  

O objetivo do arquiteto é: criar um local convidativo para a comunidade local e os pedestres, como a continuação da Praça Princesa Isabel. 

Com grande foco em sustentabilidade, os prédios terão fachadas duplas compostas por vidro temperado serigrafado, entre outros elementos. 

Projeto 3D da nova sede do governo paulista. Trata-se de um edifício moderno com fachada envidraçada em ambiente noturno. À frente, um espelho d’água e uma escultura abstrata iluminada
O projeto do escritório de arquitetura Ópera Quatro prevê prédios com diferentes alturas e passarelas (Foto: Divulgação/Ópera Quatro)  

Outra mudança relevante é a otimização das áreas de trabalho: o tamanho dos gabinetes e das secretarias será diminuído de 35 m² (atualmente) para 8 m², buscando o melhor aproveitamento dos espaços. 

Apesar da mudança, o Palácio dos Bandeirantes continuará sendo utilizado como residência oficial do governador e sede da secretaria de Comunicação, da Casa Militar e da Casa Civil. 

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos governamentais! 

Ópera Quatro

O escritório de arquitetura Ópera Quatro foi fundado em 2007 e é especialista em diferentes tipos de projetos: residenciais, institucionais, comerciais, industriais e urbanos. Vencedor de diferentes prêmios, é conhecido pela qualidade e criatividade. 

Veja outro projeto do Ópera Quatro: Nova sede FATMA/FAPESC 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar