Texto: Agatha Menes
A sede do governo de São Paulo, localizada no Palácio dos Bandeirantes, mais precisamente no bairro do Morumbi, será transferida para o centro da capital. Trata-se de uma tentativa de recuperar o bairro de Campos Elíseos e a região, aumentando a segurança, estimulando a circulação das pessoas e o investimento na área.
Após um concurso público com 44 concorrentes de todo o Brasil — o maior desde o plano piloto para Brasília —, o escritório de arquitetura Ópera Quatro foi o escolhido para projetar a nova sede do governo de São Paulo.
Com investimento previsto de R$ 4 bilhões, a obra deve ser iniciada em março de 2025 e finalizada até 2029. O Terminal Princesa Isabel e o Museu das Favelas serão realocados, enquanto 230 imóveis residenciais serão desapropriados. Além disso, 12 prédios serão construídos para abrigar o gabinete do governo e as 28 secretarias do estado.
Nova sede do governo de SP
Com 288 mil m², a nova sede será assinada pelo arquiteto Pablo Chakur. O que já dá para saber é que o projeto será marcado pelo minimalismo, pela sofisticação e pela flexibilidade. O local terá muitas áreas verdes, construções com diferentes alturas, passarelas, calçadões, lojas e pátios.
O objetivo do arquiteto é: criar um local convidativo para a comunidade local e os pedestres, como a continuação da Praça Princesa Isabel.
Com grande foco em sustentabilidade, os prédios terão fachadas duplas compostas por vidro temperado serigrafado, entre outros elementos.
Outra mudança relevante é a otimização das áreas de trabalho: o tamanho dos gabinetes e das secretarias será diminuído de 35 m² (atualmente) para 8 m², buscando o melhor aproveitamento dos espaços.
Apesar da mudança, o Palácio dos Bandeirantes continuará sendo utilizado como residência oficial do governador e sede da secretaria de Comunicação, da Casa Militar e da Casa Civil.
Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos governamentais!
Ópera Quatro
O escritório de arquitetura Ópera Quatro foi fundado em 2007 e é especialista em diferentes tipos de projetos: residenciais, institucionais, comerciais, industriais e urbanos. Vencedor de diferentes prêmios, é conhecido pela qualidade e criatividade.