Kimberly DowDell será a centésima presidente da entidade (Foto: AIA/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
23/06/2022 | 16:18 — O American Institute of Architects (AIA) elegeu uma nova presidente: a arquiteta Kimberly Dowdell. Ela, que é reconhecida por sua ampla atuação em políticas públicas, é a primeira mulher negra a assumir o cargo. Fundado em 1857, o instituto elegeu a primeira mulher à presidência somente em 1193 e o primeiro presidente negro em 2008.
O mandato de Dowdell começará em 2024 e ela será a 100ª presidente da entidade. As propostas consistem, majoritariamente, em melhorar a vida das pessoas que vivem na cidade, e, para isso, a arquiteta se comprometeu com algumas iniciativas. Elas incluem a ampliação do acesso à Arquitetura e do Urbanismo pelas minorias, a aplicação de princípios sociais e econômicos à profissão e a defesa da diversidade e sustentabilidade.
Kimberly possui uma forte atuação no ramo da arquitetura já há alguns anos: ela se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Cornell em 2006, mas, ainda em 2005, Dowdell já chamava atenção do universo de profissionais ao co-fundar a Rede Social Economic Environmental Design (SEED) durante um estágio, que estabelece padrões de equidade em projetos de design.
Após a graduação, ela reformou dormitórios adaptados para pessoas surdas na Gallaudet Univesity, se tornou membro do AIA, virou técnica de arquitetura e gerente de comunicações para o escritório HOK Architects, co-fundou o HOK IMPACT (um dos primeiros programas de responsabilidade social corporativa da profissão) e cursou mestrado em administração pública, na John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard.
Hoje, a arquiteta é reconhecida, em especial, por um projeto em que contribuiu durante sua passagem na National Organization of Minority Architects (NOMA), na qual ela atua como parte do conselho. A iniciativa foi responsável por ampliar em 47% o número de membros ativos em plataformas como a “ALL in for NOMA”, que visa aumentar o número de arquitetos afro-americanos licenciados.
“À medida que nossas cidades continuam a se tornar mais diversificadas, Dowdell acredita que os arquitetos podem desempenhar um papel central ao reunir todas as pessoas em espaços que promovam paz e harmonia. Sua ânsia de explorar problemas reais e fornecer soluções criativas e ponderadas a faz realizar a mudança que deseja”, comenta o AIA.