Projetos de coworking: como criar um 

Se inspire com 5 diferentes projetos e saiba quais características não podem faltar em um coworking
0 Shares
0
0
0
Coworking com vários mesas compartilhadas de trabalho, pé-direito duplo, piso de madeira e painel amadeirado ao fundo
Os espaços de trabalho impactam diretamente no bem-estar e na produtividade das pessoas (Foto: Victor Zastol’skiy) 

Texto: Agatha Menes

Pesquisas mostram que uma pessoa passa, aproximadamente, um terço da vida trabalhando. Daí a importância do ambiente de trabalho (seja escritório ou home office) ser tranquilo e agradável, visto que impacta diretamente na saúde física e mental dos indivíduos. 

Após a pandemia, os coworkings tornaram-se uma excelente alternativa para quem gosta de espaços mais dinâmicos. Evidentemente, esse tipo de local também deve levar em consideração fatores que contribuam para uma atmosfera favorável ao trabalho.  

A seguir, saiba como funcionam os projetos de coworking

Como projetar um coworking?

Como os coworkings são usados por diferentes pessoas e empresas é necessário projetar espaços plurais que possam valorizar a troca de ideias e, ao mesmo tempo, garantir a privacidade. 

Grandes mesas compartilhadas com cadeiras ergonômicas, salas de reuniões com divisórias, banheiros acessíveis e copa completa são itens essenciais. Além disso, um espaço com boa iluminação, design clean e temperatura equilibrada (com isolamento térmico nas paredes e no teto, ou com divisórias de vidro e marcenaria) também interferem na concentração e no bem-estar das pessoas. 

Outro fator importante para projetar um espaço de trabalho compartilhado é o isolamento acústico. Um local integrado e com várias pessoas falando ao mesmo tempo (em reuniões e ligações) pode ter muito ruído. 

Projetos de coworking para inspirar

Nex Coworking Casa de Pedra

Espaço de coworking com mesas de madeira, cadeiras cinzas e paredes de pedra. Ao fundo, uma pequena sala de estar com duas poltronas beges
O design do Nex Coworking foi pensando para trazer sensação de bem-estar às pessoas (Foto: Eduardo Macarios) 

Construído em 1930, o Nex Coworking Casa de Pedra, localizado em Curitiba (PR), passou por um retrofit para abrigar um espaço de 900 m². 

State Coworking

O State Coworking é um local com capacidade para duas mil pessoas. Conta com auditório, arquibancada, salas de reunião, refeitório, café e espaço de descompressão. Ocupa um prédio que era o antigo galpão industrial da Votorantim Cimentos, na cidade de São Paulo (SP). 

Coworking Primus

Coworking com mesas de vidro e cadeiras de couro nos dois cantos. No meio, uma parede com televisão divide os ambientes
Além de servir como coworking, o Coworking Primus também recebe eventos sociais (Foto: Edgard Cesar) 

Situado em Brasília (DF), o Coworking Primus tem 100 m² e possui cozinha, lavabos e banheiros separados do local de trabalho. 

Soul Café + Coworking

O Soul Café – Coworking ocupa um sobrado de tijolinhos na cidade de Araraquara (SP). O espaço abriga cafeteria e espaço de trabalho compartilhado, além de uma galeria de arte. 

Espaço de Coworking

Ambiente de coworking formado por duas salas de reunião com divisórias de vidro. No meio, uma pilastra em concreto aparente
O Espaço de Coworking tem ambientes mais reservados, dispostos no centro do escritório (Foto: Divulgação/Salva López) 

O Espaço de Coworking está em Barcelona, na Espanha. Possui 70 pontos de trabalho, dez gabinetes privativos, duas salas de reunião e área de descanso. 

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like