Paris quer se tornar a cidade mais amigável do mundo para bicicletas

Prefeitura pretende investir em torno de € 250 milhões até 2026 para melhorar e ampliar a malha cicloviária da capital francesa
0 Compartilhamentos
0
0
0

Paris quer se tornar a cidade mais amigável do mundo para bicicletas

Devem ser construídos 160 km de faixas permanentes e exclusivas para bicicletas (Foto: Ekaterina Pokrovsky/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

26/11/2021 | 14:57 — A malha cicloviária de Paris receberá diversas melhorias nos próximos cinco anos. Isso porque a Prefeitura da capital francesa anunciou que até 2026 investirá cerca de € 250 milhões na ampliação e no aprimoramento das vias exclusivas para bicicletas. A intenção da administração pública é transformar a cidade no local mais amigável do mundo para pedaladas. Por isso, devem ser construídos 160 km de faixas permanentes que estarão conectadas à infraestrutura já existente. Também estão previstos estacionamentos que aumentarão bastante as vagas para bicicletas — passando das atuais 30 mil para 120 mil. Por fim, devem ser aperfeiçoados os principais pontos de interligação entre a região central e as áreas afastadas nos subúrbios.

Batizado de Bike Plan, o projeto visa melhorar as condições do tráfego e proporcionar maior segurança para ciclistas e pedestres. A decisão de executar a proposta foi tomada com base em uma estimativa que mostra que 1 milhão de pessoas se deslocam diariamente pela cidade de bicicleta, mas passando por áreas carentes de infraestrutura. Além disso, o número de parisienses que optam por esse tipo de transporte cresce desde o começo da pandemia — conforme detalha um estudo da Prefeitura da Região D’Île-de-France (que inclui Paris e cidades vizinhas). De acordo com o documento, 60% daqueles que usaram as pistas provisórias instaladas no ano passado disseram que não pedalavam com frequência antes dessas vias.

Maior segurança

Em Paris, grande parte dos percursos para pedaladas é compartilhado entre as bicicletas e os carros. Sem a existência de separações físicas, há um risco elevado de acidentes. A ideia com o Bike Plan também é resguardar a integridade física dos ciclistas, motoristas e pedestres.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar