A cerimônia onde foi feito o anúncio dos vencedores foi realizada no palácio Ca ‘Giustinian, em Veneza (Itália) (foto: nullplus/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
30/05/2018 | 14:55 – Os vencedores da 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza foram anunciados no último sábado (26) durante cerimônia realizada no palácio Ca ‘Giustinian, em Veneza (Itália). O júri, presidido pela arquiteta argentina Sofía von Ellrichshausen, foi formado pelos arquitetos Frank Barkow (americano), Kate Goodwin (australiana), Patricia Patkau (canadense) e Pier Paolo Tamburelli (italiano).
Confira os ganhadores de cada categoria.
Leão de Ouro
O português Eduardo Souto de Moura recebeu o Leão de Ouro da exposição Freespace pela precisão ao emparelhar duas fotografias aéreas, demonstrando a essencialidade da relação entre arquitetura, tempo e espaço.
Leão de Prata
O Leão de Prata ficou com os belgas Jan de Vylder, Inge Vinck e Jo Taillieu – sócios do architecten de vylder vinck taillieu – por serem jovens arquitetos promissores.
Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional
O Pavilhão da Suíça recebeu o Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional, com a exposição Svizzera 240: House Tour, que surpreendeu ao mostrar que a arquitetura não consiste apenas na capacidade de construir espaços, mas também de representar o mundo de formas altternativas.
Menções honrosas
Os arquitetos Andra Martin, da Indonésia, e Rahul Mehrotra, indiano erradicado nos EUA, receberam menções honrosas por suas contribuições à feira.
Já o Pavilhão da Inglaterra foi lembrado pelo júri graças à corajosa proposta da exposição Ilha, um espaço público no topo de um edifício que projeta o pico do telhado no chão sugerindo um mundo submerso.