A premiação acontecerá no dia 23 de outubro na Cidade do México (foto: Jess Kraft/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
18/10/2018 | 14:15 – Cinco projetos brasileiros selecionados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) estão entre os 20 finalistas da 2ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana.
Originalmente, a seleção feita pelo instituto contava com 13 projetos. Encabeçada por Fabiano Melo, vice-presidente nacional do IAB, as indicações foram realizadas por arquitetos curadores de cada uma das cinco regiões do Brasil. A medida visou regionalizar a busca das obras com intuito de promover um olhar panorâmico da produção arquitetônica no país.
O júri formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Cesar Shundi, Calos Jimenez, Fabian Farfán e Jean-Pierre Crousse também levará em consideração a relação dos projetos com os aspectos sociais, culturais e ambientais da região na qual foram concebidos.
A premiação vai laurear os três primeiros colocados no dia 23 de outubro na Cidade do México (México). Há, também, a possibilidade da entrega de até duas menções honrosas.
Finalistas
Morada Infantis (Formoso do Araguaia/TO)
Aleph Zero + Rosenbaum
Hostel Villa 25 (Rio de Janeiro/RJ)
C+P Arquitetura
Casa da Cultura ADUnB (Brasília/DF)
Nonato Veloso
Estúdios Ouro Preto (Sete Lagoas/MG)
Arquitetos Associados
Cais do Sertão (Recife/PE)
Brasil Arquitetura
Sobre o Prêmio Oscar Niemeyer
A premiação é uma iniciativa da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (REDBAAL) e seu objetivo é valorizar a produção arquitetônica.