Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

5 características que uma boa faculdade de arquitetura deve ter

Foto: 4 PM production/Shutterstock

Redação Galeria da Arquitetura

Escolher a profissão é um dos acontecimentos mais importantes da vida. Outra decisão crucial é quanto à instituição de ensino. Afinal, estudar em uma universidade renomada pode fazer toda a diferença. Confira agora cinco características que uma boa faculdade de arquitetura deve ter.

1- Corpo docente

Professores mestres e doutores qualificados e, principalmente, com uma boa didática são fundamentais para que os alunos tenham um bom aprendizado.

Para Alvaro Puntoni, arquiteto do gruposp, professor da FAU-USP e um dos diretores da Escola da Cidade, “uma boa faculdade de arquitetura deve ter professores arquitetos que sejam atuantes na profissão, independentemente das instalações e matriz curricular da instituição. Além disso, é importante que o estudante verifique o comprometimento do corpo docente com a profissão”.

Na Plataforma Lattes você consegue acessar o perfil e o currículo dos professores e adquirir dados sobre seus conhecimentos e realizações.

2- Infraestrutura

Foto: vladgphoto/Shutterstock

Biblioteca e laboratório com computadores não são suficientes para que a faculdade de arquitetura e urbanismo tenha uma boa infraestrutura. Além desses espaços, deve oferecer laboratório de maquetaria, mesas adequadas para desenhos, espaços para reunião e computadores equipados com todos os softwares que serão utilizados no decorrer do curso. 

3- Estrutura curricular

Busque sempre uma grade curricular flexível, com disciplinas que abranjam diversas vertentes da mesma área e que tenham atividades práticas.

O curso também deve acompanhar as mudanças e estar alinhado às inovações que surgem no mercado de trabalho.

4- Empregabilidade

Foto: Kinga/Shutterstock

A faculdade deve oferecer programas e meios de introduzir o aluno no mercado de trabalho, divulgando vagas de estágio e feiras com empresas empregadoras. Outro ponto é verificar a reputação da instituição de ensino no mercado para que as oportunidades apareçam no futuro.

5- Certificação no MEC

Por fim, mas não menos importante, a certificação do MEC é um dos primeiros fatores que os alunos precisam buscar na hora de escolher a universidade. O órgão faz uma avaliação das condições de ensino, das instalações, do projeto pedagógico e dos resultados dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo