Architecture Student Contest, concurso internacional da Saint-Gobain, divulga os vencedores

O evento, que reúne estudantes e arquitetos de todo o mundo, está em sua 17ª edição. Neste ano, o desafio era transformar um ambiente em Varsóvia, na Polônia
0 Compartilhamentos
0
0
0

A competição foi organizada pela primeira vez em 2004, com o intuito de estimular a construção de edifícios sustentáveis (Foto: Patryk Kosmider/Shutterstock)

Texto: Naíza Ximenes

26/07/2022 | 15:08 — A Saint-Gobain, multinacional francesa especializada em soluções para obras de construção civil, acaba de divulgar os vencedores do seu concurso anual internacional, o Architecture Student Contest.

A competição foi organizada pela primeira vez em 2004, com o intuito de estimular a construção de edifícios sustentáveis, com base nas necessidades reais de um bairro ou cidade, e ao mesmo tempo criar oportunidades para estudantes e profissionais da arquitetura.

Os edifícios, que carregam o nome da Saint-Gobain, também são um modo de fomentar a arquitetura moderna e sustentável — utilizando, para isso, as propostas de preservação ambiental como método de avaliação dos projetos.

A primeira edição aconteceu na Sérvia, e, de 2005 para frente, tornou-se internacional. Hoje, atrai mais de 2.800 estudantes, de mais de 40 países. Na edição deste ano — a de número 17 —, participaram mais de 220 universidades. O desafio era transformar um distrito em Varsóvia, na Polônia, e revitalizar uma área localizada ao lado da Estação Ferroviária de Warszawa Wschodnia.

Para isso, os concorrentes deveriam desenvolver um projeto que explorasse o desempenho do local, os aspectos arquitetônicos, ambientais e sociais. Era indispensável, ainda, o desenvolvimento de uma nova moradia de estudantes, novas habitações e um centro de reuniões e entretenimento em um antigo prédio industrial (classificado como patrimônio histórico da cidade). Além disso, todas as edificações deveriam ser desenhadas de forma que impactassem, positivamente, o planeta e seus usuários, com baixas emissões de carbono durante todo o seu ciclo de vida.

Com os trabalhos em mãos, o júri declarou estar impressionado com a alta qualidade dos projetos propostos pelos estudantes em 2022. Esta também foi a primeira edição em que as propostas calcularam os impactos ambientais usando uma ferramenta de análise de ciclo de vida, fornecido pela One CLick LCA — um software de avaliação de ciclo de vida fácil e automatizado, que ajuda a calcular e reduzir os impactos ambientais de seus projetos, produtos e portfólio de construção e infraestrutura.

Os vencedores concorriam a:

• 1º colocado: prêmio de 5.000 euros, publicação do projeto no ArchDaily e certificado de prêmio assinado pelos membros do Júri Internacional;

• 2º colocado: prêmio de 3.000 euros e certificado de Prêmio assinado pelos membros do Júri Internacional;

• 3º colocado: prêmio de 1.500 euros e certificado de prêmio assinado pelos membros do Júri Internacional;

• Prêmio especial, atribuído a um projeto pelo júri em reconhecimento de ideias extraordinárias ou outras qualidades: prêmio de 1.000 euros e certificado de prêmio assinado pelos membros do Júri Internacional; e

• Aluno **prêmio, atribuído ao projeto mais votado das equipes participantes na Etapa Internacional: prêmio de 1.000 euros e certificado de prêmio assinado pelos membros do Júri Internacional.

Os vencedores são:

1º lugar: Chain of Change – Finlândia

“Nossa proposta respeita a história, reflete-a para o presente e recebe novas tecnologias para um futuro mais sustentável e com eficiência energética. A arquitetura do novo complexo habitacional estudantil homenageia o antigo edifício industrial: as alturas variadas dos edifícios diminuem para a fábrica, deixando-a visível e respeitada. As formas do telhado das torres inspiram-se nas seções em evolução do edifício da fábrica e na mudança simbolizada. A cadeia de torres conectadas com pontes ajardinadas.”

(Foto: Saint-Gobain’s Architecture Student Contest/Divulgação)

2º lugar e Prêmio do Estudante: Rust Green – Letônia

“O Rustgreen Building Complex é um marco simbólico dos perigos que surgirão se a humanidade não se converter para uma vida sustentável. O tema visual representa um cenário apocalíptico, no qual a humanidade caiu, e os últimos sinais de nós estão em decomposição como edifícios que estão lentamente cobertos por natureza. O fluxo do tempo é representado nos materiais utilizados que têm tendências para alterar suas propriedades visuais no tempo. As irregularidades apocalípticas criam a alma deste espaço.”

(Foto: Saint-Gobain’s Architecture Student Contest/Divulgação)

3º lugar: Botanic Frame – Polônia

“A ideia do projeto era envolver a fábrica com uma arquitetura simples e enfatizar seus valores. Visto da perspectiva do edifício, há um jogo de contrastes entre os terraços coloridos, perfurando o sólido e o minimalismo da fachada. No pátio, propusemos um jardim botânico com uma pista de corrida. A arquitetura e a vegetação foram selecionadas para constituir os antecedentes do edifício histórico.”

(Foto: Saint-Gobain’s Architecture Student Contest/Divulgação)

Prêmio do Júri Especial: Econtainer Student Living – México

“Integramos os fatores mais importantes do contexto, analisando clima e meio ambiente, bem como a essência de Varsóvia, para criar um projeto de habitação de estudantes verde e vibrante projetado com estratégias passivas e sistemas com eficiência energética, além de alcançar a iluminação térmica, iluminada e conforto acústico. Utilizamos materiais sustentáveis de Saint-Gobain e emissões mais baixas de carbono de seu ciclo de vida, especialmente no estágio de fabricação, reciclando contêineres, dando vida ao projeto Econtainer.”

(Foto: Saint-Gobain’s Architecture Student Contest/Divulgação)

Para conferir mais detalhes, acesse o site da Saint-Gobain, clicando aqui.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.