Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Arquitetura desde cedo

Créditos: Divulgação/ architectura para niños

Redação Galeria da Arquitetura

Ensinar arquitetura para o público infantil de maneira prática e didática. Esse é o objetivo do Arquitectura para niños, elaborado na Espanha pela taller abierto gestión cultural. Entre 2014 e 2015, o programa educativo foi selecionado na chamada de projetos escolares da EducaBarrié, fundação que orienta as atividades nas áreas de educação, ciência, ação social, patrimônio e cultura de Galiza, comunidade autônoma do país.

Aplicado em um colégio público, o projeto foi direcionado a uma turma de 4º grau formada por 49 alunos, dividida em grupos de 24 e 25 integrantes. De acordo com os organizadores, o Arquitectura para niños convidou as crianças a conhecerem paisagens e refletirem sobre o meio em que vivem com atividades práticas dentro e fora da sala de aula.

A metodologia desenvolvida pelo taller abierto visa a ensinar a arquitetura em seu sentido mais amplo, investigando a habitação dos pontos de vista geográfico, histórico, ecológico e formal. O programa é dividido em sete sessões: O refúgio: comportamento animal e humano; Habitação: fatores territoriais e sociais; Antropometria: medida e proporção; A escala e o léxico arquitetônico básico; Ferramentas do arquiteto: modelo e plano; O entorno próximo: reflexão; e O entorno próximo: atuação. 

Créditos: Divulgação/ architectura para niños

No encerramento do programa, que durou quatro meses, os alunos escolheram coletivamente um projeto final entre os dez apresentados, cuja proposta tratava de abrir a escola ao espaço público de uma praça próxima. “Inesperadamente e, felizmente, o projeto se tornou realidade, pois a Câmara Municipal de Pontevedra assumiu o financiamento das obras”, revela Marta Guirado, arquiteta e sócia-fundadora do taller abierto.

Incluso na grade educacional da escola, os organizadores esperam que o projeto atinja proporções mais amplas. “A ideia é que ele se comporte como um organismo vivo, que se transforma e cresce a cada ano, assim como a nossa sociedade”, conclui Guirado.

Créditos: Divulgação/ architectura para niños

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo