Autoridades da Ucrânia pedem para a Rússia não bombardear a Catedral de Santa Sofia

Por meio de uma postagem no Twitter, a embaixada da Ucrânia no Vaticano fez um apelo para que o templo localizado em Kiev seja poupado
0 Compartilhamentos
0
0
0

Vista geral da Catedral de Santa Sofia, em Kiev, na Ucrânia

A Catedral de Santa Sofia foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2011 (Foto: Diego Grandi/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

07/03/2022 | 14:30 — De acordo com informações obtidas pelo serviço de inteligência da Ucrânia, a Catedral de Santa Sofia — localizada na cidade de Kiev — seria um dos próximos alvos da artilharia aérea russa. Considerada um dos monumentos mais famosos da capital do país, que está sob ataque, a igreja foi construída no século XI e faz parte do Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, sendo a primeira obra ucraniana inscrita na lista da agência especializada da ONU.

Por meio de uma postagem no Twitter, a embaixada da Ucrânia no Vaticano fez uma súplica para que o templo seja poupado. “Atenção!!!! Segundo os dados de nossa inteligência, a Rússia prepara um ataque aéreo à Catedral de Santa Sofia (Patrimônio Mundial da Unesco), em Kiev. A Catedral do século XI é uma pérola da Ucrânia. Apelamos aos russos que não cometam esse crime”, destaca o texto publicado nas redes sociais no último dia 1º de março.

Catedral de Santa Sofia

Batizada em homenagem à Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia), executada durante o século VI em Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia), a Catedral de Santa Sofia começou a ser construída em 1037. As obras duraram cerca de duas décadas e a inauguração foi realizada por Yaroslav, príncipe de Kiev na ocasião e que tem a sua família retratada em afrescos e mosaicos existentes no interior da igreja. A edificação religiosa conta, ainda, com 13 cúpulas, cinco absides e cinco naves, além de algumas galerias de dois andares em três de seus lados.

Em 2011, a Catedral de Santa Sofia foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial. Atualmente, a igreja é mantida pelo Santuário Nacional Sofia de Kiev, uma instituição estatal responsável pela conservação de diversos monumentos históricos da capital ucraniana.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *