Biblioteca Pública Estadual, em Belo Horizonte, será reformada

Segundo o Governo de Minas Gerais, serão executadas mudanças significativas na estrutura do edifício que é considerado um dos símbolos da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer
0 Compartilhamentos
0
0
0

Fachada da Biblioteca Pública Estadual

As obras devem ser finalizadas no primeiro semestre deste ano (Foto: Divulgação/Secult)

Texto: Vinícius Veloso

17/02/2022 | 15:26 — Por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o Governo de Minas Gerais anunciou na última terça-feira (15) que a Biblioteca Pública Estadual será reformada. De acordo com o poder público, serão executadas mudanças significativas na estrutura do empreendimento localizado em Belo Horizonte e considerado um dos símbolos da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões proveniente de emenda parlamentar do ex-senador Antonio Anastasia, as obras devem ser concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.

Para o prédio da Sede, que está na Praça da Liberdade, estão previstas a instalação de porta corta-fogo no primeiro pavimento e a fixação de guarda-corpos nas rotas de fuga — medidas que fazem parte do projeto de segurança elaborado para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Também devem ser realizadas a manutenção da fachada e das janelas, a melhoria da acessibilidade e a impermeabilização de estruturas para a resolução dos problemas de infiltração que atingem tanto o subsolo quanto o terceiro andar da edificação.

No Anexo, que funciona na Rua da Bahia, os trabalhos estarão concentrados na recuperação da fachada e na revitalização do sistema elétrico do primeiro e do segundo pavimentos. O edifício terá, ainda, a instalação de guarda-corpos nas rotas de fuga, de equipamentos para prevenção de incêndio e de placas de sinalização — iniciativas para obtenção do AVCB.

Leônidas Oliveira, secretário estadual de Cultura e Turismo, considera a obra bastante importante. “É uma biblioteca com um dos melhores acervos literários do país, que conta a história de nosso território, de nossa gente”, comenta o responsável pela pasta, informando que a ação integra o plano Descentra Cultura, que pretende municipalizar os serviços e bens culturais. “É uma honra participar e apoiar um sonho que ficou sem investimento por muito tempo”, complementa Fernando Marcato, secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade.

Biblioteca Pública Estadual

Considerada um dos equipamentos culturais mais importantes de Minas Gerais, a Biblioteca Pública Estadual foi inaugurada em 1954. A mais recente revitalização da edificação aconteceu em 2000, ano em que a fachada da Sede foi recuperada. Já o Anexo passou por reforma em 1999. O local oferece ações diversas para fomentar a produção cultural e artística na região.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.