Campanha pretende difundir informações sobre o descarte de entulho

Idealizada pela Abrecon, iniciativa tem como objetivo informar sobre os perigos do descarte irregular dos resíduos das obras
0 Compartilhamentos
0
0
0

O descarte irregular de entulhos pode causar o aumento dos casos de dengue (Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Texto: Lucas Barbosa

27/02/2020 | 17:25 – A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) lançou uma campanha para conscientizar e difundir informações sobre a gestão correta de resíduos da construção (RCD). Chamada “Você é o responsável pelo entulho que gera“, a ação também pretende incentivar o uso de matérias-primas sustentáveis e ecológicas no setor.

Segundo a resolução número 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o responsável pela geração do entulho estará sujeito às penalidades da lei – nas esferas municipal, estadual e federal – caso realize o descarte de maneira irregular. Para que isso não ocorra, a Abrecon recomenda a contratação de um caçambeiro ambientalmente responsável; essa informação pode ser obtida com a solicitação do Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR) ao profissional.

O descarte irregular pode acarretar diversos problemas, como o aumento de casos de dengue; a proliferação de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões; e ocasionar a impermeabilização e contaminação do solo e do lençol freático.

Para ajudar no descarte, a Abrecon desenvolveu uma plataforma capaz de indicar empreendimentos que recebem e reciclam esses resíduos. Denominada Mapa Abrecon, a ferramenta possui 300 empreendimentos cadastrados. Além disso, nela é possível comprar agregado reciclado.

A Abrecon também conta com um curso de gestão integrada chamado “Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho”, onde são apresentados conceitos sobre a gestão do RCD. As aulas são ministradas por profissionais da área com ampla experiência no assunto.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.