Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

CAU/BR será presidido por Nadia Somekh no próximo triênio

Nadia Somekh recebeu 19 votos de um total de 28 (Foto: Divulgação/CAU-BR)

Texto: Vinícius Veloso

15/01/2021 | 16:22 — Da mesma maneira que a regional de São Paulo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) será presidido por uma mulher pela primeira vez na história. A arquiteta e urbanista Nadia Somekh foi eleita durante a 108ª Reunião Plenária da autarquia federal e comandará a entidade até 31 de dezembro de 2023. A reunião, que tem a íntegra disponível no YouTube, aconteceu de maneira híbrida — com parte dos conselheiros presentes na sede, em Brasília, e os demais com participação por videoconferência.

Somekh, que é conselheira representante de São Paulo, recebeu 19 votos, contra nove de Matozalém Santana, do Tocantins, e nenhum de Marcelo Rodrigues, do Maranhão. Também está definido que a 1ª vice-presidência será ocupada por Daniela Pareja Garcia Sarmento, de Santa Catarina, e a 2ª vice-presidência por Jeferson Dantas Navolar, do Paraná. Ambos os cargos são de escolha da presidência.

“Fiquei muito otimista com tudo o que podemos realizar juntos. Vamos melhorar o CAU, mudar aquilo que for preciso e valorizar a arquitetura e urbanismo”, disse a nova presidente, que é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie (ela foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação). Docente convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França, em 2018 ganhou do governo francês a Palma Acadêmica. Ocupou os cargos de conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). 

Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico; e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, entre 2013 e 2016. Na gestão anterior do CAU/BR, como conselheira federal, coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero e propôs o programa “Mais Arquitetos” para ampliar o trabalho de arquitetura social no Brasil.

Propostas

As propostas de Somekh para a autarquia foram apresentadas na reunião. Entre elas estão o enfrentamento junto à sociedade dos desafios da crise econômica e do trabalho, com atenção à diversidade; o apoio a diversas formas de empreendedorismo, cooperativismo e qualificação dos escritórios; a redução da vulnerabilidade das moradias por meio do programa “Mais Arquitetos”; o estímulo a programas inovadores, como o CAU Educa; e a sensibilização da população quanto à importância da Arquitetura e Urbanismo, aproveitando a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA2021RIO).

Pingbacks and trackbacks (1)+

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo