Cidade futurista será construída aos pés do monte Fuji, no Japão

A iniciativa está sendo realizada pelo escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group em parceria com a Toyota Motor Corporation
0 Compartilhamentos
0
0
0

A cidade começará a ser construída a partir de 2021 (foto: divulgação/Bjarke Ingels Group)

Texto: Lucas Barbosa

27/01/2020 | 13:55 – O escritório internacional de arquitetura BIG (Bjarke Ingels Group) se juntou à Toyota Motor Corporation para desenvolver uma nova ideia de complexo urbano. A Woven City, como será conhecida, é o primeiro empreendimento imobiliário da montadora japonesa em seu país de origem e nasce com o propósito de ser uma incubadora humana dedicada à concepção de mobilidade urbana.

A construção da cidade será iniciada em 2021 na cidade de Susono, aos pés do Monte Fuji, em um terreno de 70 hectares. A Woven City surge com a proposta de possibilitar a experimentação da mobilidade, autonomia, conectividade, infraestrutura movida a hidrogênio e colaboração da indústria. Abastecida com energia solar e geotérmica, também pretende criar um ambiente propício para a coexistência de veículos, formas alternativas de locomoção, pessoas e a natureza.

A cidade é dividida em blocos 3 x 3 que se compreendem uma rua principal especialmente planejada para veículos autônomos mais rápidos; a segunda é dedicada para os moradores se locomoverem com outros tipos de transporte; e a terceira foi planejada para os pedestres caminharem de maneira segura e agradável. 

O projeto foi pensado com uma rede flexível de ruas para cada tipo de velocidade, visando conexões mais seguras e fáceis para os pedestres. Além disso, no centro do plano urbanístico da Woven City, há um pátio.

As residências da Woven City testarão novas tecnologias, como robótica doméstica. Dessa forma, os moradores poderão aproveitar a conectividade completa oferecida pela inteligência artificial na realização de entregas automáticas de supermercado e coleta de roupas ou de lixo.

Sua infraestrutura ficará escondida dos olhos dos moradores. Os equipamentos para geração de energia, filtragem de águas pluviais e a rede de entrega de mercadorias serão instalados no subsolo.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *