Cobertura do Museu Regional de São João Del-Rei será reformada

A obra prevê a substituição da estrutura danificada usando peças semelhantes às originais
0 Compartilhamentos
0
0
0

A obra da cobertura do Museu Regional de São João Del-Rei vai levar 120 dias (foto: Iphan/João Victor Militani)

Texto: Lucas Barbosa

30/01/2019 | 12:40 – A restauração da cobertura do Museu Regional de São João Del-Rei, situado na cidade de mesmo nome em Minas Gerais, foi iniciada. O projeto também prevê a intervenção no telhado da biblioteca da instituição, que fica no prédio vizinho. Com custo estimado em R$ 233.360,66, a obra deve ser efetuada em 120 dias.

Além de goteiras, o casarão enfrenta problemas com o entupimento do escoamento de água da cobertura. Para solucionar o problema, a reforma pretende recuperar a estrutura do telhado substituindo as peças de sustentação danificadas por soluções novas e com design similar.

Também estão previstos a limpeza e o reassentamento das telhas cerâmicas – as peças danificadas serão substituídas por modelos artesanais concebidos com o mesmo material e formato. Além disso, forros e calhas serão limpos; o madeiramento será imunizado; e a laje será impermeabilizada.

O museu ficará fechado para visitação durante o período. Entretanto, a sala de exposição de curta duração vai funcionar até o dia 10 de fevereiro com a exposição Palavra Sólida; as de longa duração serão desmontadas e realocadas, para conservação das peças.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *