Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Conheça as 10 melhores faculdades de arquitetura do mundo

Créditos: Shutterstock/ Billion Photos

Redação Galeria da Arquitetura

Quais são as melhores faculdades de arquitetura do mundo? O que um bom curso deve ter? Para responder a essas e a outras perguntas, a QS Quacquarelli Symonds – empresa de educação referência na avaliação de universidades – divulgou em 2017 seu ranking mais recente (o QS University Rankings).

A classificação é feita com base na reputação acadêmica, número de citações em pesquisas, quantidade de integrantes internacionais da equipe e relação entre números de membros e estudantes.

Acompanhe a seguir o top 10 das faculdades de arquitetura!

10 – The University of Hong Kong (HKU)

Créditos: Shutterstock/ Norman Chan

Em décimo lugar está a University of Hong Kong, a mais antiga do país, aberta em 1912. Diferencia-se pelos abrangentes trabalhos de pesquisa e conexão global com mais de 340 universidades de 43 países.

O ensino de arquitetura foi introduzido em 1951. Deste então, renova constantemente suas atividades de pesquisa e intercâmbio de conhecimento, buscando o melhor aprendizado dos alunos. Para isso, ampliou sua infraestrutura, construindo três novos centros de pesquisa e cinco laboratórios especializados, além de uma nova galeria arquitetônica e uma oficina de construção pesada.

9- National University of Singapore (NUS)

Créditos: Shutterstock/ EQRoy

Mais uma universidade da Ásia aparece na lista. A National University of Singapore (NUS) oferece um currículo de base ampla e multidisciplinar. 

No curso de arquitetura, os alunos têm total liberdade para se aprofundar em áreas como design ou realizar pesquisas que mais lhe agradam. O método de ensino permite que os acadêmicos combinem diferentes opções de estudo e desenvolvam melhor suas habilidades.

 8 - University of Cambridge

Créditos: Shutterstock/ Gordon Bell

A University of Cambridge está localizada na cidade de mesmo nome, na Inglaterra, e é uma das mais antigas do mundo, fundada em 1209. Seu curso de arquitetura é o oitavo mais conceituado, priorizando as disciplinas de teoria e história.

Vale ressaltar que no ranking geral, a instituição é a quarta melhor do mundo e a quinta na classificação de emprego de pós-graduação.

7 - Harvard University

Créditos: Shutterstock/ Jannis Tobias Werner

Quem nunca ouviu falar da Harvard University? Situada em Massachusetts, nos Estados Unidos, é a mais antiga instituição de ensino superior do país, fundada em 1636. O curso de arquitetura também é um dos mais fortes do mundo, com disciplinas que dão ênfase a técnicas de design contemporâneas.

Alguns dos conteúdos presentes no currículo do curso são:  estudo de design, teoria, estudos visuais, história, tecnologia e prática profissional.

6 - Manchester School of Architecture

Créditos: Shutterstock/ Edmand

Localizada na Inglaterra, a Manchester School of Architecture é fruto de uma junção dos departamentos de arquitetura da University of Manchester e da  Manchester Metropolitan University (MMU). Destaca-se por sua pesquisa arquitetônica interdisciplinar que abrange áreas como design urbano, desenvolvimento urbano, design ecológico etc.

5 - ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology

Créditos: Shutterstock/ e X p o s e

A ETH Zurich possui um grande histórico de excelência científica. Sediada na capital da Suíça, ela é a instituição de ensino europeia de maior classificação no QS University Rankings 2017, encontrando-se na décima posição (ranking geral). Foi vencedora de 21 prêmios Nobel, sendo um deles laureado ao famoso físico Albert Einstein.

Quinto lugar no ranking, seu curso de arquitetura é famoso pela ampla qualidade no campo de pesquisas teóricas. O ensino é focado na especialização dos estudantes em técnicas construtivas e tecnologias.

4 - University of California, Berkeley (UCB)

Créditos: Shutterstock/360b

Situada na Califórnia, Estados Unidos, a University of California, Berkeley (UCB) foi palco do descobrimento de importantes elementos químicos: o plutônio, o berquélio e o califórnio. A faculdade é altamente aclamada e foi vencedora de 7 prêmios Nobel até hoje.

O curso de arquitetura se destaca por fazer parte do ensino de design ambiental. Neste caso, o aluno tem a opção de estudar a história da arquitetura e do urbanismo, ou design ambiental com foco nos países em desenvolvimento. Conta também com diversos equipamentos e acessórios – que em sua maioria são sustentáveis.

3 - Delft University of Technology

Créditos: Shutterstock/Alexandre Rotenberg

Medalha de bronze para a Delft University of Technology, localizada na Holanda. Com um dos maiores campus do mundo, ela disponibiliza a seus alunos de arquitetura um espaço com mais de 18 mil m² de estúdios e escritórios. O curso possui foco em três temas: design, tecnologia e sociedade. Com isso, ressalta as diferentes áreas que um arquiteto pode atuar.

2 - University College London (UCL)

Créditos: Shutterstock/ Pete Spiro

Em segundo lugar está mais uma faculdade britânica: a University College London (UCL). A instituição possui reputação internacional pela qualidade de sua pesquisa e ensino. Já conquistou, inclusive, 29 prêmios Nobel.

Ela apresenta uma formação de arquitetura interdisciplinar, combinando o ensino com outros cursos. Foi lá que surgiu o método de sintaxe espacial, que analisa o espaço do ambiente construído ou projetado, ajudando urbanistas a entenderem as influências sociais de seus projetos.

1 - Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Créditos: Shutterstock/ Jorge Salcedo

E o prêmio de melhor faculdade de arquitetura vai para a Massachusetts Institute of Technology (MIT), localizada na cidade de Cambridge, Estados Unidos. E não é para menos! A universidade de destaca pelo amplo investimento em novas tecnologias, áreas de pesquisa e matérias discutidas em sala de aula, oferecendo conteúdo e estrutura completa aos estudantes.

Dentre seus ex-alunos famosos está o arquiteto Ieoh Ming Pei, conhecido por seu projeto de ampliação do Museu do Louvre, que deu origem as pirâmides Le Grand Louvre, situadas no pátio do museu.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo