Construção com bambu: confira 8 projetos em que ele é o protagonista!

Resistente, versátil, econômico, sustentável, bonito…o bambu é um dos “queridinhos” de arquitetos para uso em construções de todos os tipos. Confira a nossa lista
0 Compartilhamentos
0
0
0

Centro Comunitário Cambury | Ubatuba (SP) | Foto: Nelson Kon

Texto: Vitória Oliveira

bambu é um material milenar que tem ganhado cada vez mais espaço na construção de todos os tipos. E sabe por que? Tem  boa resistência – suficiente para substituir aço e madeira –, versatilidade, economia e sustentabilidade. Além disso, confere um aspecto despojado ao projeto.

Por isso, é uma escolha inteligente para pilares, painéis, fachadas, forro de teto e mais. Quer ver? Confira uma lista com 8 projetos nacionais e internacionais em que o bambu é o protagonista!

1 – Casa Bambu | Tibau do Sul (RN)

Casa Bambu – de autoria do escritório Vilela Florez – está inserida no meio de uma generosa área verde. Como o próprio nome do projeto sugere, o destaque é a fachada de bambu. Além disso, o elemento foi disposto no volume dos dormitórios na forma de “espinha de peixe”.

“O bambu foi utilizado na fachada da residência. Ele contribuiu para o conforto térmico de cada ambiente, diminuindo o uso da ventilação artificial”, ressalta a arquiteta Mariana Vilela.

Foto: Maíra Acayaba

2 – Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade | Pardinho (SP)

Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade foi concebido para a população realizar atividades voltadas à responsabilidade ambiental. Por isso, os arquitetos do escritório Amima tiveram o compromisso de evidenciar a sustentabilidade, construindo um teto entrelaçado de bambu. O projeto, inclusive, foi premiado 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Foto: Roger Sassaki

3 – Centro Comunitário Cambury | Ubatuba (SP)

Inserido bem no meio de uma Mata Atlântica, o Centro Comunitário Cambury oferece ambientes para reuniões, atividades escolares e eventos direcionados às pessoas da região. A premissa foi unir a arquitetura ao contexto histórico. As edificações foram construídas com, aproximadamente, 500 toras de bambu. O projeto arquitetônico é assinado pelo CRU! architects.

Foto: Nelson Kon

4 – Taj Brasília | Brasília (DF)

O bambu entrelaçado se destaca no painel de fotos com o logo do Restaurante Taj Brasília;  no segundo andar, chama atenção um grande forro piramidal executado com sete mil ripas de bambu. O Studio Guilherme Bez é o responsável pelo projeto.

Foto: Haruo Mikami

5 – Cozinha-Escola Nestlé | Belo Horizonte (MG)

Com projeto do Mach Arquitetos + Rosenbaum, a Cozinha-Escola Nestlé ganhou uma estrutura entrelaçada de bambu que proporciona transparência (quem está fora vê o que acontece dentro e vice-versa). Além disso, o elemento cria um ambiente interno acolhedor.

Foto: Gabriel Castro

6 – Restaurante Udon | Belo Horizonte (MG)

No projeto do Restaurante Udon – assinado pelo vecci lansky arquitetura –, os arquitetos usaram materiais naturais, como a pedra-sabão (usada nas superfícies) e a estrutura de bambu, que fica pendurada no pé-direito marcante do salão do bar. Quem passa pela rua pode contemplar a belíssima estrutura no interior do estabelecimento.

Foto: Jomar Bragança

7 – Loja Tetum | Belo Horizonte (MG)

Em outro projeto mineiro, a Loja Tetum tem uma fachada marcada pela grande porta de bambu executada artesanalmente. A escolha da arquiteta Eduarda Corrêa pelo material se deu por três motivos: resistência, leveza e sustentabilidade.

Foto: Jomar Bragança

8 – Rosemoo Office Beijing  | Pequim (China)

A pedido dos proprietários da marca Rosemoo, os arquitetos do escritório CUN Design combinaram dois elementos no projeto da sede corporativa: os valores culturais da China e a natureza. Por isso, uma extensa parede com jardim vertical e as tiras de bambu nas paredes do bar são as protagonistas do local.   

Foto: Wang Ting e Su Tang
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.