Curso de Arquitetura da UFRJ está entre os 100 melhores do mundo

A avaliação é da instituição britânica Quacquarelli Symonds, que divulgou a pesquisa QS World University Ranking by Subject 2021
0 Compartilhamentos
0
0
0

A subárea de Arquitetura da UFRJ é a 2ª melhor do Brasil e a 4ª da América Latina (Foto: Jojje/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

19/03/2021 | 16:30 — De acordo com a pesquisa QS World University Ranking by Subject 2021, realizada pelo organismo britânico Quacquarelli Symonds, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem duas subáreas do saber (Estudos de Desenvolvimento e Arquitetura) no ranking das 100 melhores do mundo. Os números foram divulgados no início de março e mostram que a subárea de Arquitetura do centro de ensino carioca ficou na 2ª posição considerando apenas as instituições nacionais, e em 4º na América Latina.

“É um orgulho para a UFRJ termos duas áreas entre as 100 melhores, mostrando a diversidade da universidade. Apesar do subfinanciamento, seguimos um trabalho sério e de excelência”, comemora a reitora Denise Pires de Carvalho. Ela também parabenizou o corpo social da universidade, mencionando que seguirão em frente com esse espírito em busca de ampliar as áreas da UFRJ que são reconhecidas entre as melhores do mundo.

O estudo

A pesquisa QS World University Ranking by Subject teve a sua 11ª edição em 2021 e analisou por volta de 14 mil cursos, ministrados em 1.440 centros de ensino superior do mundo inteiro. Na avaliação, estavam 32 instituições brasileiras, e a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o melhor desempenho. A nível global, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Harvard ocupam as primeiras posições — ambas têm 12 cursos cada no primeiro lugar do ranking. A análise considerou quatro quesitos: citações científicas, reputação entre empregadores, reputação acadêmica e índice H, que quantifica o impacto e a produtividade dos cientistas — com base na citação de artigos.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *