Descoberta de fósseis interrompe obras de pedágio no interior de São Paulo

Trabalhos foram paralisados por mais de 15 dias e o local permaneceu isolado para que a equipe de pesquisadores recuperasse os fragmentos pré-históricos
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foram recuperados os fósseis de diferentes espécies de dinossauros (Foto: Divulgação/Eixo SP)

Texto: Vinícius Veloso

22/04/2021 | 16:30 — As obras da nova praça de pedágio no km 693 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre os municípios de Pacaembu e Irapuru, no interior de São Paulo, tiveram que ser paralisadas após a descoberta de fósseis de dinossauros e outras criaturas. Os fragmentos estavam a cerca de 20 metros de profundidade e foram encontrados durante as escavações para execução da galeria de escoamento de águas pluviais. O achado paleontológico interrompeu as atividades no canteiro por mais de 15 dias e, nesse período, a área permaneceu isolada.

A recuperação dos materiais foi feita pelo biólogo Leonardo Paschoa e pelo paleontólogo Fabiano Vidoi Iori, pesquisadores do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, que fica a 300 km do local, na cidade de Uchoa. “Entre os fósseis coletados, temos peças bem importantes, em especial os fragmentos cranianos, que nos permitirão investigar mais a fundo se as espécies descobertas são inéditas ou já catalogadas na região”, comenta Iori, elogiando a interrupção imediata das obras, decisão tomada pela Concessionária Eixo SP.

Espécies localizadas

Os fragmentos encontrados são de diferentes espécies de dinossauros, como os ossos de Titanossauros, que tinham em torno de 20 metros e eram herbívoros, e os dentes de Abelissaurídeos, predadores bípedes que chegavam a até nove metros de comprimento. Há também ossos, dentes e escamas de Crocodiliformes; esqueletos e cascos de Cágados; além de escamas de peixes. As peças indicam que a região tinha lagos e rios no Período Cretáceo, há 85 milhões de anos.

Todos os fósseis serão expostos no Museu de Paleontologia de Uchoa, que atualmente está fechado devido às medidas de isolamento social para contenção da pandemia. Porém, assim que receber a autorização para reabrir as portas, o público poderá conhecer os fragmentos pré-históricos.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.