Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Edifício em meio à área verde se transforma em um parque urbano


Projetos arquitetônicos do mundo inteiro buscam soluções para conciliar os espaços verdes nos centros urbanos. Foi com esse ideal que nasceu o edifício Asian Crossroads Over the Sea (ACROS). Um complexo com salas de exposição, museu, teatro, sala de conferências, escritórios privados e governamentais, lojas e estacionamento.

Considerado, também, um parque urbano, o ACROS é muito utilizado como área de exercício e repouso, localizado na cidade de Fukuoka, no Japão. Foi projetado pelo escritório argentino Emilio Ambasz & Associates e construído em 1994. A estrutura é composta por três fachadas convencionais, sendo que uma delas possui 15 terraços verdes.


Essa área de terraços verdes forma uma montanha de 60 m, que contém 35 mil plantas de 76 espécies. Com um grande átrio semicircular e um saguão triangular que dão o contraste em meio à vegetação, o projeto consegue relacionar da melhor maneira um local de uso rentável e com área de lazer verde. Além disso, o consumo energético do edifício é menor, pois o espaço verde mantém a temperatura interna mais constante e confortável.

 

Os espelhos d´água são conectados por pulverização ascendente de jatos de água, posicionados acima do átrio de vidro no centro do edifício, proporcionando entrada de luz de maneira difusa.


Crédito/fonte da foto: Divulgação/Prefeitura de Fukuoka
Fonte do post: Ciclo Vivo

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo