Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Endesa pavilhão, o protótipo solar da IAAC


Instalado na Marina Dock, em Barcelona, Espanha, no âmbito do Congresso Internacional da cidade, o projeto visa definir um sistema construtivo capaz de responder a cada solicitação, à menor escala. Ao fazer isso, cada módulo único pode responder às suas necessidades estruturais, energéticas e ambientais. Seu tamanho e componentes variam dependendo da orientação e inclinação do sol, da relação com o meio ambiente e outras necessidades técnicas.


A fachada é composta por componentes modulares, como ‘tijolos solares fotovoltaicos’ que respondem ao ganhar proteção solar, isolamento, ventilação e iluminação. O teto vai funcionar como uma rede de nós inteligentes, que protege contra a radiação solar e armazenamento da energia dos dados na escala local. Estes módulos, que são vistos como parte de peças triangulares, torna possível para a construção aperfeiçoar a energia e inteligência espacial.


Durante um ano ele vai funcionar como um ponto de encontro para o intercâmbio de conhecimento, bem como um ponto de referência para as tecnologias de smart grid. O projeto foi realizado pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalônia.






Crédito/fonte da foto: Adrià Goula
Fonte do post: Contemporist e Design Boom   

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo